Topo

Esse conteúdo é antigo

Tales: Exército passa vergonha na indicação ao TSE de difusor de fake news

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/08/2022 15h52

O colunista do UOL Tales Faria falou hoje sobre a decisão do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Edson Fachin, que excluiu o coronel do Exército Ricardo Sant'Anna da equipe das Forças Armadas que atua na Comissão de Fiscalização do Sistema Eletrônico de Votação por disseminação de notícias falsas.

"Para os militares e oficiais generais ficou uma situação constrangedora. Ficou mal para o comandante do Exército e o ministro da Defesa ter indicado um sujeito com esse perfil para atuar em nome dos militares junto à Justiça Eleitoral. (...) é um difusor de fake news", disse durante participação no UOL News.

Tales ainda lembrou de outros episódios polêmicos envolvendo Sant'Anna com os pré-candidatos à presidência Simone Tebet (MDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Esse sujeito, no perfil dele no Facebook, que aliás tirou do ar, a Simone Tebet escreveu que mulher vota em mulher e ele fez um comentário que vaca vota em vaca, esse é o nível desse sujeito. (...) também soltou uma fake news dizendo que o Lula roubou alguma coisa da rainha da Inglaterra".

Ainda durante a participação no UOL News, o colunista falou sobre a reação do presidente Jair Bolsonaro (PL), e também sobre a relação entre ambos.

"Bolsonaro está muito chateado e muito 'p' da vida com essa história. (...) ele é um pouco ideólogo do Bolsonaro. A indicação para o TSE na equipe dos fiscais não foi gratuita, a indicação dele veio do Palácio do Planalto porque ele é um dos ideólogos do Bolsonaro. As coisas que ele diz são as coisas que o Bolsonaro tem repetido contra as urnas".

Por fim, Tales ainda falou sobre a repercussão negativa da indicação dentro das Forças Armadas. "Você não coloca em nome dos militares um sujeito desse, é um desprestígio para as três forças, não só para o Exército. Ficou muito mal para o comandante do Exército e para o ministro da Defesa junto aos colegas deles das três forças", finalizou.