Topo

Esse conteúdo é antigo

Sakamoto: Rosa Weber assume STF no momento mais delicado para a corte

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/08/2022 19h23

A ministra Rosa Weber enfrentará muitos desafios como presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), principalmente nos próximos meses de eleição, afirmou o colunista Leonardo Sakamoto, durante participação no UOL News.

"Rosa Weber assume no momento mais delicado do STF em toda a sua história. Nem nos momentos da ditadura a gente teve tanto receio por conta do nível de emparedamento institucional que está sendo fomentado pelo Poder Executivo em cima do Judiciário", disse o jornalista.

A ministra foi eleita hoje presidente do Supremo, sucedendo a Luiz Fux a partir de 12 de setembro. O ministro Roberto Barroso, um dos alvos frequentes das críticas do presidente Jair Bolsonaro (PL), assumirá a vice-presidência do STF na gestão de Rosa.

Sakamoto avaliou que, diferente do que acontece numa intervenção militar, quando se espera o fechamento do STF, agora, a própria democracia é usada para atacar a corte.

"A ministra Rosa Weber vai ter momentos muitos difíceis nos próximos meses e talvez até no começo do próximo ano, dependendo do nível de tumulto que houver nas eleições", disse.

"Ela vai presidir o STF nesse momento eleitoral e também no processo em que vai se buscar, não importa quem ganhar, que as coisas se acalmem para que o país possa continuar existindo. Ela vai ter que ser firme em muitos sentidos", acrescentou.

O jornalista destacou que o próprio presidente da República já falou várias vezes que pode descumprir decisões do Supremo, caso ele discorde.

"Esses ataques de Bolsonaro tentam tirar credibilidade do Supremo para, no momento em que for necessário, ele falar que não vai respeitá-lo. E Rosa Weber vai estar no comando da corte constitucional no meio desse furdúncio todo. A gente deseja boa sorte para a ministra."

Veja mais análises e notícias do dia no UOL News: