Topo

Esse conteúdo é antigo

'Pastelzinho de vento': Bolsonaro ironiza de novo carta pela democracia

Bolsonaro tem repetido ataques e acusações já desmentidas contra o sistema de votação brasileiro Imagem: AGÊNCIA BRASIL

Do UOL, em São Paulo

13/08/2022 15h49Atualizada em 13/08/2022 16h52

Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a "Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito" vale menos que um "pastelzinho de vento". A declaração foi feita pelo presidente da república por meio de sua conta no Twitter neste sábado (13).

"Uma carta "pela democracia" que reúne artistas com saudades da lei rouanet, sindicatos com saudades do imposto sindical, bancos com saudades das taxas de transferência e defensores de ditaduras socialistas, todos com saudades do Ladrão, vale menos que esse pastelzinho de vento", escreveu Bolsonaro.

Junto da mensagem, o presidente postou um vídeo de uma entrevista na qual ele desdenha do documento e nega que esteja desrespeitando a constituição e pregando um golpe de estado.

"Isso aí é política. Tem que atacar o meu governo, o que eu estou errando, o que eu estou fazendo de contrário à democracia. É por aí, pô. O que eu estou fazendo (de contrário à democracia)? Nada.", disse ele.

Lida em São Paulo na última quinta (11), a carta começou a circular em 26 de julho e já reúne mais de um milhão de assinaturas. O documento organizado pela USP é inspirado em uma carta pela democracia escrita em 1977 pelo professor Goffredo Telles Junior, morto em 2009 aos 94 anos.

De acordo com os organizadores, a carta é um documento suprapartidário e sem preferências políticas em defesa da democracia. Embora não cite nominalmente nenhum político, o documento veio a público após ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) às instituições e ao sistema eleitoral, que têm ocorrido ao longo do mandato.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Pastelzinho de vento': Bolsonaro ironiza de novo carta pela democracia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política