Topo

Bolsonaro quer 'palanque' e motociata no 7/9 no Rio: 'Muita gente na praia'

Do UOL, em Juiz de Fora e em Brasília

16/08/2022 12h03Atualizada em 16/08/2022 12h26

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) confirmou hoje que apoiadores realizarão uma motociata em favor do governo durante as comemorações de 7 de setembro, no Rio de Janeiro. Segundo ele, não ocorrerá um desfile militar em celebração ao feriado do bicentenário da Independência, mas "haverá um palanque" na zona sul carioca, do qual devem ecoar discursos pró-Bolsonaro.

O chefe do Executivo federal confirmou, por outro lado, que as Forças Armadas não vão realizar um desfile nos moldes tradicionais em alusão ao 7 de setembro. Segundo ele, "vai ter muita gente na praia" de Copacabana, um dos principais cartões postais do Rio, o que cria uma dificuldade de logística para Marinha, Exército e Aeronáutica.

"Teríamos dificuldade com a tropa se organizar para o desfile. Então, haverá um palanque", comentou Bolsonaro durante a primeira agenda oficial da campanha à reeleição, que ocorre hoje em Juiz de Fora (MG). A cidade foi palco do atentado a faca sofrido por ele em 6 setembro de 2018.

Já a motociata, de acordo com a expectativa relatada pelo presidente, estaria bem encaminhada. "Estão organizando uma grande motociata desde o Aterro do Flamengo, passando ali por Copacabana e indo até o Leblon", explicou.

Assim como no ano passado, o 7/9 deve ser marcado por atos de apoio ao presidente e a candidatura à reeleição e que também expõem críticas a adversários políticos e/ou institucionais (como o Supremo Tribunal Federal).

Bolsonaro não confirmou se irá ao Rio para discursar no palanque que será montado na zona sul da cidade. "Não pretendo, não sei o que eu vou fazer, dar uma palavra lá. E vamos comemorar a nossa Independência. Duzentos anos, mais duzentos de liberdade".

Na chegada a Juiz de Fora, na manhã de hoje, Bolsonaro desembarcou de moto a duas quadras do ponto onde recebeu a facada no decorrer da disputa eleitoral de 2018. Seguranças presidenciais e agentes da Polícia Federal instalaram grades para isolar o público.

Após saudar a multidão, Bolsonaro partiu em motociata em destino ao palco montado na praça Halfeld, no centro de Juiz de Fora, onde fará um discurso. Ao fim da agenda, ele deve se dirigir ao aeroporto da cidade por volta das 15h.