Topo

Após posse no TSE, Barroso diz acreditar em 'temporada de tranquilidade'

O ministro Roberto Barroso durante posse de Alexandre de Moraes a frente do TSE, realizado na cidade de Brasília Imagem: CLÁUDIO MARQUES/FUTURA PRESS//ESTADÃO

Do UOL,

16/08/2022 22h49

O ministro do STF e ex-presidente do TSE Luis Roberto Barroso disse acreditar em uma "temporada de tranquilidade" institucional e respeito às urnas eletrônicas após a posse do colega Alexandre de Moraes na presidência da Corte Eleitoral na noite desta terça-feira (16), em Brasília.

Moraes assume o lugar do ministro Edson Fachin, que também integra o Supremo Tribunal Eleitoral. A troca de comando acontece em meio à escalada de ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL), que reiteradamente mente sobre a segurança das urnas eletrônicas e a lisura do processo eleitoral.

O ministro Ricardo Lewandowski será o vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral. O mandato de ambos vai até junho de 2024.

A cerimônia na noite desta terça reuniu no mesmo salão o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de outras autoridades e ex-presidentes como Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB).

Em conversa com jornalistas após a cerimônia, Luis Roberto Barroso disse crer que a posse é um "ponto de partida" para estabilidade democrática.

Ainda não passou o tempo de duração para saber a temperatura como vai ficar, mas eu tenho muita expectativa de uma temporada de tranquilidade com uma certeza institucional e respeito ao resultado das eleições"
Luis Roberto Barroso, ex-presidente do TSE

"A crítica é legítima, a divergência é legítima, mas é preciso que as pessoas procurem a verdade e ajam de boa-fé", disse Barroso, que é, ao lado de Moraes e Fachin, um dos alvos diretos do presidente Bolsonaro.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Após posse no TSE, Barroso diz acreditar em 'temporada de tranquilidade' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Eleições 2022