Topo

Chico Alves: Pedido de cidadania do clã Bolsonaro chama atenção pelo timing

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/11/2022 18h58

O colunista Chico Alves comentou, na noite desta terça-feira (8), durante participação no UOL News, sobre os pedidos de cidadania italiana feitos pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e seu irmão, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Os filhos do presidente Jair Bolsonaro (PL), que saiu derrotado na sua tentativa à reeleição, foram hoje à embaixada da Itália em Brasília para adiantar o processo de obtenção dos documentos.

Na avaliação do jornalista, a notícia traz curiosidade por conta do timing. "A grande pergunta é: por que agora? Justo quando o pai perde a eleição e muitas investigações, que foram travadas, vão voltar a caminhar a partir do próximo governo", disse.

Chico Alves lembrou que Flávio está envolvido no caso da rachadinha —desvio de recursos públicos em seu antigo gabinete de deputado estadual no Rio de Janeiro. Já Eduardo está na mira do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), nos inquéritos das fake news e do financiamento de atos antidemocráticos.

"Essas acusações que pairam sobre os dois, e pedir cidadania justo agora, apesar de manterem o foro privilegiado, pois Flávio é senador e Eduardo, deputado federal, não terão a seu favor o presidente da República."

Procurada pelo UOL, a assessoria do senador confirmou a informação. Por meio de sua equipe, o parlamentar informou que "sua família tem origem italiana e que ele tem o direito de requerer cidadania italiana".

Por meio da nota, Flávio destacou que o processo "começou a ser tratado em setembro de 2019". "Sou senador da República por mais quatro anos, pretendo disputar a reeleição e, antes que comecem a criar teses mirabolantes, sair do país não é uma opção para mim", completou.

O UOL também tentou entrar em contato com a assessoria do deputado Eduardo Bolsonaro, mas não obteve retorno.

Chico Alves: Oposição do PL ao governo Lula precisa ser limpa e construtiva

No UOL News de hoje, Chico Alves também falou sobre a declaração do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, de que a legenda fará oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O PL é o partido ao qual o presidente Jair Bolsonaro é filiado.

O jornalista afirmou esperar que a oposição ao próximo governo seja "limpa, democrática e construtiva".

"Valdemar Costa Neto falou hoje o que todo mundo esperava, que o PL vai ficar na oposição do governo Lula. Esperamos todos que seja uma oposição construtiva, que seja um relacionamento mais tranquilo e menos agressivo do que temos visto.

Transição está sendo construída com cuidado e mostra experiência de Lula e Alckmin, diz Chico Alves

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) anunciou hoje oito nomes da equipe de transição de governo do presidente eleito, Lula.

Para Chico Alves, a transição está sendo construída com cuidado e mostra experiência de Lula e Alckmin. Além disso, o jornalista avaliou que o novo governo está conseguindo atender a frente ampla até aqui.

"O governo eleito está cumprindo a promessa de que o novo Executivo não vai exercer o poder em nome só do PT, mas em nome de toda a frente ampla que apoiou Lula: não é só a esquerda, e sim o centro e a centro direita", disse no UOL News.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: