Topo

Esse conteúdo é antigo

PSDB ataca PT após declarações de Mantega: 'Atropela trâmites'

Guido Mantega em entrevista à GloboNews - Reprodução
Guido Mantega em entrevista à GloboNews Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

11/11/2022 20h51

Após fala do ex-ministro Guido Mantega, que admitiu ter interferido para que o BID (Banco Interamericano Desenvolvimento) adiasse a escolha do economista Ilan Goldfajn como presidente do órgão, o PSDB reagiu à revelação e atacou o PT em nota divulgada em comunicado nas redes sociais,

"As eleições se encerraram no último domingo de outubro. Mas o mesmo partido que cobra do derrotado o reconhecimento do resultado das urnas não pode ser o mesmo que não reconhece a validade do mandato que vai até 31/12 deste ano. Tudo é transformado em 'golpe' quando o PT tem seus interesses atingidos", disse o comunicado tucano.

Em entrevista à GloboNews, nesta sexta-feira (11), Mantega —que já participou dos governos de Lula e Dilma— disse ter contestado a indicação do ex-presidente do Banco Central Ilan Goldfajn para o comando do BID. Essa indicação foi feita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Nós sabemos que o BID vem de uma crise forte justamente porque o seu presidente foi nomeado pelo [ex] presidente [Donald] Trump e não tinha a representatividade adequada entre os países membros do BID, que são da América Latina e da América Central. Por sinal, o presidente Bolsonaro apoiou esse presidente [Mauricio] Carone, que está sendo mandado embora de, lá porque cometeu várias irregularidades e não representava bem a América Latina, que é o principal participante do BID", disse Mantega.

Ainda no comunicado, o PSDB defendeu a indicação Goldfajn.

"Ao boicotar a candidatura de Ilan Goldfajn à diretoria do BID, o ex-ministro Guido Mantega, além de atropelar os trâmites da instituição, mostra a pior face do PT: a incompreensão de certos processos democráticos."

Comunicado do PSDB na íntegra

As eleições se encerraram no último domingo de outubro. Mas o mesmo partido que cobra do derrotado o reconhecimento do resultado das urnas não pode ser o mesmo que não reconhece a validade do mandato que vai até 31/12 deste ano.

Ao boicotar a candidatura de Ilan Goldfajn à diretoria do BID, o ex-ministro Guido Mantega, além de atropelar os trâmites da instituição, mostra a pior face do PT: a incompreensão de certos processos democráticos.

Profissional respeitado e com passagens bem-sucedidas por diversas instituições, Goldjan foi indicado por um governo legitimamente eleito e o futuro governo deve respeitar a decisão.

O Brasil não pode perder a vaga de organismo internacional tão relevante e com um economista com tantos serviços prestados ao País.