Topo

Esse conteúdo é antigo

Maduro, Macron, Kirchner: Líderes mundiais parabenizam Lula por posse

O rei da Espanha, Felipe VI, com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Reprodução/Twitter/@CasaReal
O rei da Espanha, Felipe VI, com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Imagem: Reprodução/Twitter/@CasaReal

Do UOL, em São Paulo

01/01/2023 19h54Atualizada em 02/01/2023 06h19

Líderes mundiais parabenizaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela cerimônia de posse ocorrida neste domingo (1º), em Brasília. Entre os nomes estão o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, o francês Emmanuel Macron, a vice-presidente da Argentina Cristina Kirchner, e o rei da Espanha, Felipe VI.

"Parabenizo com alegria a posse do nosso camarada @LulaOficial, como Presidente do Brasil. Uma nova onda de libertação percorre a Pátria Grande, abrindo caminhos de avanço geopolítico para projetos de união sul-americanos. Nosso abraço a Lula e ao povo brasileiro!", escreveu o venezuelano.

O presidente francês, Emmanuel Macron, comemorou a posse do brasileiro em um tuíte escrito em português.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, escreveu que Lula inicia "um terceiro período histórico" como presidente do Brasil.

"Em nome do Reino Unido, gostaria de desejar todo o sucesso na liderança do Brasil e espero fortalecer nossos laços econômicos, culturais e ambientais."

A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, celebrou a posse de Lula: "Amanhece um novo dia na América do Sul. Força, Lula! Força, Brasil!"

O presidente argentino, Alberto Fernández, está na posse do presidente eleito em Brasília e compartilhou uma foto com o petista e a faixa presidencial.

"Parabéns, presidente Lula! A América Latina se uniu e lutou. O sonho se tornou realidade. Desejo o melhor para esta gestão, o futuro será de profunda fraternidade. Com um olhar mais justo, livre e igualitário, alcançaremos o verdadeiro desenvolvimento de nossos povos."

O presidente chileno, Gabriel Boric, publicou uma foto com Lula e a faixa presidencial.

"Esperança, democracia, justiça e dignidade para nossos povos. Com Lula, vamos juntos", escreveu.

O líder colombiano, Gustavo Petro, escreveu: "Na posse do presidente Lula em Brasília. Espero que essas mudanças políticas levem ao caminho irreversível da integração na América do Sul".

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, divulgou a foto tirada ao cumprimentar o petista no evento da posse.

"Saudamos o presidente Lula. Estreitar as relações com a República do Brasil, em benefício de ambas as nações, é um objetivo que compartilhamos. Sucessos em seu mandato Presidente."

O perfil da família real espanhola compartilhou fotos do rei da Espanha, Felipe VI, com o presidente brasileiro.

"O Rei com Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto após assistir à cerimônia de Transmissão do Comando Presidencial ao Presidente eleito da República Federativa do Brasil."

Beatriz Gutiérrez Müller, esposa do presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador, veio ao Brasil para a cerimônia no lugar do companheiro.

"Cumpri a missão de representar meu marido, o presidente do México, na cerimônia de posse de nosso amigo Lula. Este breve trecho [de vídeo] com ele e sua esposa, Rosângela da Silva, mostra o amor que temos um pelo outro. México e Brasil povos irmãos."

O líder boliviano, Evo Morales, esteve em Brasília e também parabenizou o novo chefe do Executivo brasileiro.

"Saudamos o discurso de posse do irmão Lula, que reafirma as esperanças de um novo ciclo histórico de tolerância, inclusão, integração e solidariedade no Brasil e na Pátria Grande. Vivemos tempos de renovação da agenda dos povos livres do mundo", começou.

E completou: "A criação das pastas dos Povos Indígenas, da Promoção da Igualdade Racial e o fortalecimento dos Ministérios do Meio Ambiente e da Mulher garantem uma gestão que humanizará a administração do governo em favor dos mais pobres e excluídos. Força irmão Lula".

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, parabenizou Lula e falou em trabalhar ao lado do petista para a construção de um "futuro melhor para canadenses e brasileiros", além de fortalecer a parceria entre os dois países.