Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeita de MT renuncia e diz que motivo é a volta de Lula ao poder

Carmelinda Leal Martines Coelho diz não compactuar com ideologia de Lula - Reprodução/Prefeitura de Carlinda
Carmelinda Leal Martines Coelho diz não compactuar com ideologia de Lula Imagem: Reprodução/Prefeitura de Carlinda

Do UOL, em São Paulo

03/01/2023 14h57

Carmelinda Leal Martines Coelho (União Brasil), prefeita de Carlinda, a cerca de 750 quilômetros de Cuiabá, apresentou sua carta de renúncia à Câmara Municipal na manhã de hoje.

Minhas convicções políticas me colocaram na contramão da Administração que se inicia no dia 01/01/2023 pelo novo Presidente da República, e, por isso, não tenho forças para continuar dando o melhor de mim a frente do Poder Executivo Municipal. Minhas lutas, incansáveis, duradouras e vitoriosas, poderão se tornar doloridas e dotadas de consequências prejudiciais a toda população, justamente pelo desalinho que nutro com o novo presidente."

Em entrevista ao site Primeira Página no dia 1º de novembro, dois dias depois da vitória de Lula no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL), Carmelinda já havia informado que renunciaria por não compactuar com a ideologia do petista. "Eu não posso ficar num cargo frustrada", disse na ocasião.

  • Carmelinda tem 46 anos e é natural de Assis Chateaubriand (PR).
  • Ingressou na vida política em 2015 e no ano seguinte foi eleita prefeita de Carlinda, sendo reeleita em 2020.
  • A Câmara informou que a prefeita concordou em permanecer no cargo até 31 de janeiro, para que o seu sucessor, o vice-prefeito Pastor Fernando Ribeiro (PSC) "tenha um período adequado de transição".