Análise: 'Golpistas vivem em espírito de seita; ataque é ponta do iceberg'
A análise é de João Cezar de Castro Rocha, professor da UERJ e especialista em extrema direita. Em participação no UOL News, afirmou que que os atos golpistas são apenas "resultado de um processo".
Castro citou um vídeo em que uma senhora aparece desesperada com a desmobilização de um dos acampamentos golpistas e relacionou com o momento atual "Algo bem importante a ser dito e que talvez assuste um pouco, mas o que aconteceu ontem é apenas a ponta do iceberg. Somente isso", disse. "O ato de terrorismo que aconteceu na sede dos três poderes é apenas a ponta do iceberg", enfatizou.
São apenas reféns do que venho chamando de dissonância cognitiva coletiva, mas são apenas a ponta final do processo. Eles são apenas o resultado final".
Ele considera que a carta conjunta dos Três Poderes e as prisões efetuadas são o caminho certo para tentar parar o que chama de "seita". "Eles não vão parar. Eles estão vivendo em um espírito de seita religiosa de apocalipse de fim de mundo. Sempre que uma profecia falha eles criam uma nova data. Sempre tem uma nova data, sempre tem uma greve geral".
Madeleine: Delinquência bolsonarista em ataque em Brasília é o suicídio da direita no Brasil
A colunista do UOL Madeleine Lacsko afirmou durante o programa que os partidos de direita não possuem "condições" de assumir o poder pelas próximas duas décadas. "É isso que está entregando? É isso que está acontecendo? Quem se diz de direita, se diz conservador, foi leniente e permissivo de maneira indecente com essa intrínseca do bolsonarismo desde 2015".
Segundo Madeleine, a violência bolsonarista acontece desde 2015, quando o tema do Escola Sem Partido ganhou força nas redes sociais. Ela relembrou o exemplo de uma professora difamada por se posicionar contra essa proposta. "Tem uma professora que entrevistei em 2015 e esse pessoal fez perfil de acompanhante e montagem de filme pornô com ela para tentar destruir a vida da pessoa porque se posicionou contrariamente. Eles são dessa virulência desde sempre".
Madeleine afirmou que os políticos e pessoas da direita tratavam esses casos como "coisas de internet" e "meia dúzia de loucos no Twitter". "O brasileiro tem esse pensamento mágico de que se fingir que o problema não existe, o problema vai embora sozinho", disse ela. "No ecossistema da direita, o extremismo triunfa".
A colunista cobrou posicionamento dos líderes da direita. "Está todo mundo caladinho. Cadê os conservadores? Cadê os caras para conter? Eles não conseguiram conter o próprio grupo. Isso impossibilita esse grupo de liderar. Se ele não consegue conter os radicais, ele não pode estar no poder".
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.