Topo

Esse conteúdo é antigo
OPINIÃO

Maierovitch: Ministros flertam com impeachment indo contra decisão do STF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/01/2023 09h23

Por 9 votos a 2, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram manter o afastamento de Ibaneis Rocha (MDB) do cargo de governador do Distrito Federal e a prisão de Anderson Torres, ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) e ex-secretário de Segurança do DF. A votação referenda as decisões tomadas por Alexandre de Moraes.

No UOL News - Manhã desta quinta, Wálter Maierovitch chamou a atenção para o que pode acontecer a Nunes Marques e André Mendonça, ministros indicados ao STF por Bolsonaro e que votaram contra as medidas. Para o colunista, ambos correm o risco de afastamento do cargo por conta de seu posicionamento alinhado aos interesses do bolsonarismo.

Nunes Marques e André Mendonça, olhando pelo retrovisor para a forma como vêm atuando, também fazem parte de um esquema bolsonarista e, portanto, estão flertando com o impeachment no Senado. É bom que o senador Randolfe Rodrigues [líder do governo no Congresso] atue também, porque já passou do limite com relação a esses dois ministros. Wálter Maierovitch, colunista do UOL

Responsabilização política de Bolsonaro precisa se converter em judicial, diz Josias

Pesquisa Datafolha mostra que 93% dos entrevistados condenam os atos golpistas do domingo, e 55% veem envolvimento de Jair Bolsonaro nos ataques. Ao analisar os dados, Josias de Souza reforçou haver uma ligação estreita entre o ex-presidente e o terrorismo promovido por seus apoiadores, e por isso ele deve ser punido.

No topo dessa escala de responsabilidade pelo 'Capitólio tropical' está Bolsonaro, que o estimulou com a disseminação do ódio e pelo desapreço ao sistema democrático. É preciso que essa responsabilização política do Bolsonaro, que já é nítida, seja convertida gradativamente em responsabilidade judicial e criminal. Josias de Souza, colunista do UOL

Conexão entre golpistas e Planalto na gestão Bolsonaro é nítida, diz Josias

Josias também destacou o caráter inusitado de haver parlamentares envolvidos nos atos terroristas em Brasília, em ataque ao mesmo sistema democrático que os elegeu. Por trás de tudo isso, como apontou o colunista, está a figura de Jair Bolsonaro.

Essa conexão entre os golpistas e o Palácio do Planalto na gestão Bolsonaro é muito nítida. Vários golpistas que estiveram nesse 'Capitólio tropical' concorreram a cargos eletivos. É curioso que pessoas que tenham se servido do sistema eleitoral para tentar um mandato compareçam a uma coreografia golpista que resultou em quebra-quebra. Josias de Souza, colunista do UOL.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: