Topo

Daniel Silveira irá para presídio de Benfica; defesa pede lugar mais seguro

Daniel Silveira foi preso hoje - Reprodução/Redes Sociais Daniel Silveira
Daniel Silveira foi preso hoje Imagem: Reprodução/Redes Sociais Daniel Silveira

Daniele Dutra

Colaboração para o UOL, no Rio

02/02/2023 13h35Atualizada em 02/02/2023 14h26

A defesa do ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) criticou a prisão dele hoje e pediu que ele, que também é ex-policial militar, fique detido em um local mais seguro.

Preso em Petrópolis, região serrana do Rio, Silveira será levado para o presídio de Benfica, zona norte da capital fluminense. Ele deve passar a noite no local e comparecer à audiência de custódia amanhã, quando ficará diante de um juiz.

Escoltado por três carros, Silveira chegou por volta das 11h30 à sede da Polícia Federal na capital fluminense. Durante a prisão, a PF encontrou mais de R$ 270 mil em espécie com ele.

Ao UOL, o advogado Jean Garcia, que atua na defesa de Silveira, disse que pedirá à Justiça que ele fique preso no BEP (Batalhão Especial Prisional da Polícia Militar) ou em "outro presídio que garanta sua segurança", já que Silveira também é ex-policial militar.

"Lembrando que essa é apenas um cumprimento de prisão preventiva e não se refere ao julgamento dele. Estamos tentando para que ele fique em alguma acomodação mais segura", disse Jean Garcia, que está em Brasília.

O ex-deputado foi preso por descumprimento de medida cautelar, como o uso de tornozeleira eletrônica.

PF achou dinheiro em espécie na casa de Daniel Silveira - Polícia Federal - Polícia Federal
PF achou dinheiro em espécie na casa de Daniel Silveira
Imagem: Polícia Federal

Em nota, a defesa diz que a prisão "mostra mais uma vez, a insegurança jurídica que vivemos no país". O texto lembra que Silveira recebeu o indulto do ex-presidente Jair Bolsonaro no ano passado após ser condenado pelo STF.

Os motivos lançados na decisão se referem a momentos passados, o que afasta a necessidade, de hoje, se decretar a prisão. Mais uma vez, vejo que a "supremacia" do STF, vem sendo desvirtuada. [...] Mais uma vez, o hoje ex-deputado é vítima de um Estado que deveria ser democrático.
Defesa de Daniel Silveira

Encontro com Do Val e Bolsonaro

O nome de Silveira, porém, também virou notícia hoje após o senador Marcos do Val (Podemos-ES) dizer que ele e o ex-presidente Jair Bolsonaro tentaram envolvê-lo numa tentativa de golpe contra a eleição de Lula.

No despacho em que pede a prisão de Silveira, Moraes não cita esse outro caso.

"Sobre as declarações do senador Marcos do Val, enquanto ele não apresentar provas concretas, fatos comprovados, se trata apenas de especulação. Nós não comentamos especulações", disse o advogado de Silveira.