Topo

Esse conteúdo é antigo

TV: Bolsonaro diz que não tomou vacina e cogita processar ministro da CGU

Imagem: 7.set.2022 - Alan Santos/PR

Do UOL, em São Paulo

17/02/2023 22h48Atualizada em 18/02/2023 12h17

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) garantiu a aliados políticos que não tomou vacina contra a covid-19 e cogitou a possibilidade de processar o ministro Vinícius de Carvalho, da CGU (Controladoria-Geral da União). A informação é do canal de televisão CNN Brasil.

Carvalho afirmou mais cedo que há um registro de vacina contra a covid-19 no cartão do ex-mandatário. A Controladoria, no entanto, investiga ainda se a anotação é verdadeira ou não.

Segundo a emissora, Bolsonaro estaria disposto a fazer qualquer tipo exame que comprove que ele não tomou o imunizante. A afirmação foi feita a pessoas próximas —e num tom bastante alterado.

CGU apura veracidade dos dados. O ministro afirmou que existe o registro de que Bolsonaro teria recebido uma dose da vacina Janssen em 19 de setembro de 2021, embora não possa confirmar a veracidade da anotação.

No final do ano passado, a partir de uma denúncia de que havia uma possível adulteração no cartão de vacina, porque hackers teriam tentado adulterar o cartão, o então ministro da CGU abriu essa investigação, no dia 30 de dezembro. Tomamos posse tendo que analisar os recursos para acessar o cartão de vacina do presidente."
Vinícius de Carvalho, em entrevista à CNN Brasil

Ele [Bolsonaro] sempre disse que ele não se vacinou. Se há anotações no cartão de vacina dele no DataSUS que ele se vacinou e se houver uma inserção indevida, seja no sentido de colocar informações de que ele se vacinou ou no sentido de retirar informações, a nossa expectativa é que com apuração a gente descubra se isso aconteceu".
Ministro Vinícius de Carvalho

O ex-presidente manteve postura anticiência e diversas vezes falou contra as vacinas para proteger a população da covid-19.

Segundo Bolsonaro, ele nunca se imunizou contra a doença. Apesar disso, o político do PL impôs sigilo em seu cartão de vacinação, o que a CGU tenta reverter.

Ontem, em meio a tentativa de quebrar o sigilo do cartão de vacina do ex-chefe do Executivo, o presidente Lula (PT) e Janja, a primeira-dama, divulgaram seus cartões de vacina.

Quebra de sigilo de Pazuello

Hoje, a CGU decidiu retirar o sigilo de 100 anos sobre o processo no Exército que investiga o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, atualmente deputado federal do Rio eleito pelo PL. A pasta determinou que as informações sejam liberadas em até dez dias.

Na quarta-feira, fontes confirmaram ao UOL que a CGU quebraria, nas próximas semanas, o sigilo imposto em 234 casos estabelecidos por Bolsonaro, incluindo tanto a carteira de vacina do ex-presidente e a sindicância sobre Pazuello.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

TV: Bolsonaro diz que não tomou vacina e cogita processar ministro da CGU - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política