Topo

Partido de Bolsonaro pede divulgação das 24 h de imagens do 8 de janeiro

Câmeras mostram ministro do GSI no Palácio do Planalto durante ataques do 8 de janeiro - Reprodução/CNN
Câmeras mostram ministro do GSI no Palácio do Planalto durante ataques do 8 de janeiro Imagem: Reprodução/CNN

Do UOL, em Brasília

20/04/2023 14h17

O senador Jorge Seif, vice-líder do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, pediu a divulgação das imagens da invasão das sedes dos três Poderes, em 8 de janeiro, em Brasília. Ele também quer saber quais foram as ações do ex-ministro Gonçalves Dias durante os atos golpistas no Palácio do Planalto.

O que aconteceu

O vice-líder do PL diz que o sigilo das imagens não se justifica e que o Senado tem direito a receber as gravações porque fiscaliza o governo federal.

Ele ressalta que o general Gonçalves Dias havia informado que as câmeras estavam quebradas, o que se revelou falso.

Seif aproveita o caso para reforçar a defesa da CPMI para apurar os atos de 8 de janeiro. Há assinaturas e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se comprometeu a ler o requerimento na próxima semana.

O vice-líder do PL adianta que pretende ouvir o general Gonçalves Dias caso a comissão seja instalada. Ontem, os discursos de deputado davam uma prévia do que seria a atuação da oposição na CPMI com os parlamentares questionando se o presidente Lula (PT) tinha conhecimento do comportamento do ex-ministro do GSI durante a invasão do Palácio do Planalto.

O ministro foi no mínimo omisso, se não foi facilitador, daqueles atos absurdos. Mas ele, enquanto um general do Exército e ministro de Segurança Institucional, não desempenhou seu papel de proteger pessoas e patrimônio público."
Jorge Seif, senador e vice-líder do PL