Topo

Esse conteúdo é antigo

Tales: Deputados preparavam pedidos para Lawand sair preso da CPI

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/06/2023 13h07Atualizada em 27/06/2023 16h59

O colunista do UOL Tales Faria comentou durante sua participação no UOL News desta terça-feira (27) a respeito do depoimento do coronel do Exército Jean Lawand Junior na CPI dos atos golpistas de 8 de janeiro. O colunista classificou o depoimento como um "momento triste" para o Exército.

O que se pode dizer é que esse está sendo um momento triste, uma vergonha para o Exército brasileiro. É a primeira vez que vi um coronel ser ridicularizado, as pessoas tratarem como um mentiroso publicamente.

Tales contou que a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) afirmou que deputados preparavam um pedido de prisão do coronel por mentir durante o depoimento. O colunista lembrou que apesar de o coronel ter afirmado durante o depoimento que "não tem a menor importância no meio militar", o general e ex-vice-presidente Hamilton Mourão, afirmou que Lawand era importante no alto comando.

Ele se dizendo um nada, um "Zé Ninguém" no meio militar. Um dos momentos mais tristes que vi de um militar da ativa depondo em uma CPI aqui no Congresso. Acho que isso deixa os militares, o alto comando, sobretudo, muito mais irritados.

Sakamoto: Depoimento de coronel mostra que militar bolsonarista só tem coragem no WhatsApp

O colunista do UOL Leonardo Sakamoto também criticou o depoimento de Lawand e afirmou que os militares bolsonaristas "são corajosos apenas no 'zap'".

O 'zap' é o local onde são corajosos. Da mesma forma que a gente tem visto comportamentos de incels, jovens neonazistas de extrema direita, radicaloides que são corajosos apenas no WhatsApp, mas diante da lei, das instituições, são chorosos.

Ou seja, tem um militar bolsonarista corajoso no zap, choroso na CPI. E temos que dar graças a Deus que esses militares bolsonaristas não estão em postos de comando. Porque se a Venezuela, o Suriname, o Paraguai, a Bolívia, o Uruguai um dia resolvem invadir o Brasil, danou-se, porque esse tipo de coronel vai zarpar no primeiro navio para muito longe."

Sakamoto: PF foi lá buscar o que empresário disse que tem sobre financiamento do 8/1

Leonardo Sakamoto também comentou a respeito de a Polícia Federal ter realizado buscas contra o empresário Milton de Oliveira Junior, que admitiu ao vivo na Rádio Jovem Pan ter financiado os atos golpistas de 8 de janeiro. O empresário disse ter até recibo dos financiamentos.

O empresário tem que refletir a respeito do que ele deseja porque pode se tornar realidade. Ele não disse que tinha recibos para mostrar que tina financiado o golpe? Pois bem, a PF foi lá buscar.

Sakamoto criticou o que chamou de "bravatas" do bolsonarismo raiz, destacando que um possível financiamento a golpe de estado é crime.

O bolsonarismo raiz é baseado nessas bravatas, nessa garganta de falar eu bato, eu arrebento, eu destruo, eu faço, tenho tudo isso. O que acontece é que essas bravatas não sobrevivem a uma visita da Polícia Federal. Não é que estou falando um produzo o melhor bolo de cenoura de Itapetininga. Estou falando que estou financiando um golpe de estado. Não é uma bravata leve, é crime.

Provavelmente ele financiou? Provavelmente financiou, mas aí ao invés de ficar na dele ele falou "quero ver se o Xandão vem buscar. E o Alexandre de Moraes foi buscar."

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: