Topo

'Momento histórico', diz autor da ação contra Bolsonaro no TSE

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/06/2023 18h33

O advogado do PDT, Walber Agra, autor da ação contra Jair Bolsonaro (PL), afirmou em entrevista ao UOL News desta sexta-feira (30) que a condenação do ex-presidente no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que o deixou inelegível por 8 anos, é "um momento histórico".

É um momento histórico porque o TSE ratificou que há juízo em Brasilia, ou seja, os parâmetros legais que devem punir alguém que está no norte ou no sul da fronteira também deve punir os grandes mandatários".

O advogado também classificou as provas incluídas na ação como "autoevidentes" e que nenhuma delas foi negada, nem mesmo pelos dois ministros que votaram a favor do ex-presidente.

Os fatos foram os mesmos. Os dois votos divergentes foram divergentes na questão da gravidade. Mas será que existe meta-realidade para negar a gravidade do mundo dos fatos. Será que as fake news ou a pós-verdade podem realmente distorcer os fatos?"

É improvável que decisão do TSE seja revertida, diz autor de ação

O advogado Walber Braga afirmou também durante o UOL News que é improvável que a decisão do TSE em deixar Bolsonaro inelegível seja revertida.

É improvável porque o TSE é o alto grau da jurisdição do Poder Eleitoral. Apenas quando há sínteses muito graves a constituiria que essas decisões são revogadas. Mas, neste caso, volto a dizer, ninguém nunca negou a existência da minuta do golpe, ninguém nunca negou a existência dos fatos. O que se discute é a gravidade".

"Se o TSE já cassou vários mandatários por muito menos, teria alguma razoabilidade para manter essa situação atual só porque o investigado é um ex-presidente da República?", questionou.

Sakamoto: vitimização prova que Bolsonaro age como criança menor do que 5 anos

O colunista do UOL Leonardo Sakamoto comento em sua participação no UOL News sobre as declarações dadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro após a decisão do TSE de torná-lo inelegível. O colunista ainda criticou a postagem do advogado de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, que publicou uma voto do ex-presidente sem camisa, na qual é possível ver a marca da facada sofrida em 2018.

É um tanto quanto patético. Existe um processo de vitimização do ex-presidente Jair Bolsonaro neste momento, ele quer se mostrar como vítima".

"A crítica maior, tanto ao presidente quanto aos aliados, não é nem a utilização da facada, mas é uma extrema falta de criatividade. Ele vem fazendo isso desde o inicio do governo dele. Qualquer coisa que faz errado ele falava: 'ah, mas levei a facada'", completou.

Sakamoto ainda afirmou que Jair Bolsonaro não assume a responsabilidade dos atos que cometeu.

O presidente Jair Bolsonaro prova mais uma vez que, apesar de ser um adulto, age como uma criança menor de 5 anos. Lá pelos 5, 6 anos, a gente já sabe que se a gente fez caca tem que limpar, se fez algo errado tem que ser punido. O ex-presidente da República não chegou nessa fase ainda".

TSE responde à altura à gravidade da conduta de Bolsonaro, analisa advogada

A advogada Claudia Luna afirmou em sua participação no UOL News que a decisão do TSE é uma resposta à altura da gravidade da conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O julgamento traz a coerência do órgão julgador em relação à conduta posta sob análise, uma conduta que se traduziu pelo abuso do poder político de um chefe do Estado, do Executivo, que além de ter tido esse comportamento inadequado para um chefe de Estado, além de ter utilizado a máquina do Estado, também utilizou-se de meios de comunicação".

"Por certo, a resposta do TSE foi combativa à gravidade da conduta exercida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Teve como resposta a inelegibilidade por 8 anos", afirmou.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: