Topo

Assessora demitida: 'Pense antes de publicar', orienta manual do governo

Do UOL, em São Paulo

27/09/2023 04h00

Um manual produzido pelo governo federal recomenda que todo servidor e colaborador da União "pense antes de publicar" em seu perfil pessoal.

Nesta terça-feira (26), o MIR (Ministério da Igualdade Racial) demitiu Marcelle Decothé do cargo de assessora especial de assuntos estratégicos da ministra Anielle Franco, por conta de publicações nas quais ela ofendeu a "torcida branca" do São Paulo.

Escrever na rede é o mesmo que escrever em pedra. Escrever não é o mesmo que falar: suas palavras ficam na web e são indexadas quase que instantaneamente por outras redes. Assim, mesmo que apague um post do qual tenha se arrependido, ele provavelmente já terá sido indexado pelo Google e por outros sites, se perenizando na Internet e ao alcance de todos os usuários. Pense antes de publicar; se for para se arrepender, arrependa-se antes de escrever.
Trecho do Manual de Orientação para Atuação em Mídias Sociais

Relacionadas

O que diz o Manual

Documento está disponível no portal Gov.br. Produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em 2014, o Manual de Orientação para Atuação em Mídias Sociais reúne recomendações para o uso das redes sociais por órgãos públicos e seus funcionários.

"Certifique-se de que seus esforços não violem a missão da instituição", diz o manual. Na nota oficial sobre a saída de Marcelle, o MIR informou que exonerou a funcionária para "evitar que atitudes não alinhadas" interferissem no cumprimento da "missão institucional" da pasta.

"Nunca poste nada que possa ser usado contra você" e "evite postar qualquer coisa que possa gerar danos à instituição em que atue", orienta o manual. Segundo texto, "não cabe a nenhuma instituição a prerrogativa de proibir que colaboradores tenham os seus próprios perfis em mídias sociais".

O limite entre o pessoal e o profissional está cada vez mais tênue. E justamente por esta razão é preciso ter cuidado redobrado, porque a partir do momento em que uma pessoa torna públicas opinião e expressão, ela também assume os riscos, responsabilidades e consequências sobre estas informações, e isso vale também para o universo digital
Trecho do Manual de Orientação para Atuação em Mídias Sociais

Assessora compartilhou post de Marcelle

Luna Costa republicou foto de Marcelle com camisa do Flamengo na torcida do São Paulo. Ela é assessora especial de comunicação estratégica do ministério, mas o comunicado oficial da pasta sobre a exoneração não a menciona.

Marcelle acompanhava a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, no último domingo (24). As duas foram ao estádio do Morumbi para assinatura de um protocolo do governo federal contra o racismo no esporte. No mesmo dia, o local receberia a final da Copa do Brasil, disputada entre Flamengo e São Paulo.

"Torcida que não canta", disse assessora sobre são-paulinos no Instagram. Na mesma publicação, Marcelle chamou torcedores de "descendente de europeu safade" e "pauliste". O post vinha acompanhado de uma imagem da torcida tricolor na arquibancada.

Em outro story, Marcelle faz um gesto obsceno no meio da torcida do São Paulo. Depois, ela segura uma camisa do Flamengo e critica a diretoria: "Independente da diretoria fascista, dos pau no koo (sic) que acha que merece vestir a camisa desse clube, pra sempre Flamengo".

Após usar avião da FAB, Anielle diz ser 'inacreditável' receber críticas. A ministra afirmou que é "inacreditável" ela receber críticas "por ir fazer o seu trabalho de combate ao racismo e cumprir o seu dever". Ela usou avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para ir à final da Copa do Brasil entre São Paulo e Flamengo para uma ação do governo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Assessora demitida: 'Pense antes de publicar', orienta manual do governo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política