Deputado expulso do PL após fazer o 'L' em foto anuncia filiação ao MDB
O deputado federal Yury do Paredão, expulso do PL após aparecer em uma foto fazendo o 'L', gesto que ficou conhecido na campanha como referência a Lula (PT), anunciou sua filiação ao MDB, nesta quarta-feira (1º)
O que aconteceu:
O parlamentar afirmou que comunicava a filiação com "alegria", em um vídeo publicado nas redes sociais. "É com muita alegria que comunico a minha filiação ao MDB, partido que tem história na defesa da democracia brasileira", disse.
Yury do Paredão agradeceu ao governador do Pará, Helder Barbalho, ao ministro da Educação, Camilo Santana e ao presidente nacional do MDB, Baleia Rossi. "Chego ao MDB levando os meus ideais em defesa do Brasil, com liberdade, respeito, tolerância e desenvolvimento econômico com inclusão social.
Relembre o caso
Em julho deste ano, Yury posou fazendo o "L" com as mãos (ato feito em referência ao presidente Lula) ao lado dos ministros do governo Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Waldez Goés (Ministro do Desenvolvimento Regional). A foto foi divulgada pelo portal Metrópoles.
A fotografia foi tirada em agenda durante o ato de acionamento do projeto de integração entre o Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, em Salgueiro (PE).
O parlamentar não escondeu a agenda e publicou diversas fotos com os ministros de Lula em suas redes sociais, mas nenhuma é a imagem fazendo o "L".
No Twitter, o político chegou a postar imagens e disse que a obra "irá beneficiar milhões de pessoas, garantindo o abastecimento de água na região. Parabenizo todos os envolvidos nesse projeto que traz esperança e progresso para o Nordeste".
"Ao que tudo indica, o parlamentar licenciado parece não comungar com os ideais do Partido Liberal", escreveu Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, na época, em uma publicação no Twitter.
Deputado Yury do Paredão (PL-CE)
-- Clapton SRN (@JCK_22) July 15, 2023
L pic.twitter.com/fxeY00cfwg
Solicitei ao Diretório do PL no Ceará a abertura do processo de expulsão do deputado federal Yury do Paredão. Ao que tudo indica, o parlamentar licenciado parece não comungar com os ideais do Partido Liberal.
-- Valdemar Costa Neto (@CostaNetoPL) July 17, 2023
No dia 20 de julho, Valdemar avisou ao deputado federal a decisão de expulsá-lo do partido. Os dois se reuniram na sede nacional do PL, em Brasília.
Em publicação no Twitter, Valdemar disse que a expulsão ocorre por Yury "não comungar dos ideais de nossa legenda".
Com o anúncio, o deputado não perdeu o mandato na Câmara.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberNa ocasião, Yury disse que faz política "sem radicalismo". Após receber o aviso de que seria expulso, o parlamentar destacou que respeita a decisão de Valdemar e segue "defendendo as ações dos governos que tragam melhorias para o povo brasileiro".
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.