Conteúdo publicado há 11 meses

Tarcísio é vaiado em evento com Lula, que defende e elogia o governador

O presidente Lula (PT) defendeu o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), depois que ele foi vaiado em evento federal em Santos, no litoral paulista, nesta manhã.

O que aconteceu

O evento, que marca o aniversário de 132 anos do porto, foi usado pelos dois para anunciar investimentos na região. Depois de um vaivém sobre financiamento, Lula e Tarcísio decidiram lançar juntos uma parceria para construção de um túnel entre Santos e Guarujá.

A união em cima do palanque não evitou reação por parte do público. Tarcísio foi vaiado assim que subiu ao púlpito, com algumas palmas mais tímidas. Lula discursou em seguida e afirmou que o governador "merece ser tratado com muito respeito".

Não dá para querer dar um golpe, invadir o prédio de São Paulo. É voltar para casa, se preparar e disputar outra vez e respeitar quem venceu as eleições.
Lula, após vaias a Tarcísio

Lula fez uma referência aos atos golpistas de 8 de Janeiro, quando bolsonaristas invadiram e quebraram prédios do Planalto, Congresso e STF. Ex-ministro de Bolsonaro, Tarcísio era o único não alinhado ao governo petista no palanque.

Lula argumentou que é preciso "restaurar o país à normalidade". Ele acrescentou que Tarcísio terá "tudo aquilo que é necessário" do Executivo para governar o estado de São Paulo.

Investimentos em Santos

Lula e Tarcísio se reuniram ontem para fechar um acordo para a construção do túnel Santos-Guarujá, no litoral paulista. A obra é uma promessa antiga de diferentes governos. Em 2010, o então governador José Serra (PSDB) chegou a inaugurar uma maquete, que nunca saiu do papel.

O atual projeto, que causou desinteligência entre os governos, será bancado pela União, pelo estado e pela iniciativa privada, via concessão. A obra está orçada em R$ 6 bilhões, sem previsão de início.

Continua após a publicidade

O túnel prometido terá 860 metros. Até hoje, o trajeto é feito por meio de balsa, um meio de transporte mais caro, demorado e que impacta o fluxo do porto.

O governador também anunciou a retomada de obras na avenida Perimetral e um projeto de habitação em Santos. O investimento total será de R$ 8 bilhões. "Vamos deixar um legado trabalhando juntos", declarou ao lado de Lula.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.