Topo

'Buscam pelo em ovo', diz Mourão, ex-vice de Bolsonaro, após operação da PF

Senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) Imagem: Roque de Sá - 07.fev.2024/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

08/02/2024 11h20

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), ex-vice-presidente de Jair Bolsonaro (PL), afirmou que a operação de hoje da PF busca "pelo em ovo".

O que aconteceu

Mourão disse que o Brasil vive "situação de não normalidade" ao criticar operação. "Inquéritos eternos buscam 'pelo em ovo', atacando, sob a justificativa de uma pretensa tentativa de golpe de estado, a honra e a integridade de chefes militares que dedicaram toda uma vida ao Brasil", escreveu o senador no X (o antigo Twitter).

Ex-vice-presidente afirmou que "enquanto isso, os ladrões de colarinho branco são anistiados". "A bandidagem comum aterroriza a população que vive sob o signo da total insegurança", acrescentou.

Damares Alves manifestou "indignação", mas disse que operação da PF não surpreende. "Sabemos como funciona o mecanismo. Muitos não acreditavam quando a gente falava e agora estão vendo tudo acontecer", publicou a senadora do Republicanos. Ela foi ministra de Direitos Humanos no governo Bolsonaro.

'Política no Brasil é feita pelo STF', diz Eduardo

O filho do ex-presidente criticou o STF e a operação da Polícia Federal deflagrada contra Jair Bolsonaro (PL) e aliados. Ele fez uma publicação no X (antigo Twitter) horas depois do início da ação.

O deputado também criticou a atuação do ministro do STF Alexandre de Moraes, sugerindo uma possível perseguição política. Segundo ele, Moraes teria mandado a PF na casa em Angra após retorno de Bolsonaro às lives. Ele também afirmou que as prisões de hoje aconteceram depois do ''grande ato pró-Bolsonaro'' em São Sebastião.

Bolsonaro tem 24 horas para entregar passaporte

Jair Bolsonaro é alvo de busca e apreensão. O mandado foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Os agentes foram até a casa de Bolsonaro em Angra dos Reis (RJ) para recolher seu passaporte. Como o documento não estava no local, foi dado o prazo de 24 horas para a entrega.

Ex-assessores foram presos

O coronel Marcelo Costa Câmara e Filipe Martins, ex-assessores de Bolsonaro, foram presos na manhã de hoje. A PF também prendeu Rafael Martins de Oliveira, major do Exército.

Ex-ministros de Bolsonaro são alvos de busca e apreensão. Entre os nomes estão Braga Netto, Augusto Heleno, Anderson Torres, Paulo Sérgio Nogueira. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, também é alvo da PF.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Buscam pelo em ovo', diz Mourão, ex-vice de Bolsonaro, após operação da PF - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política