Acidente em Vinhedo: Lula decreta luto oficial de três dias pelas vítimas
O presidente Lula (PT) decretou luto oficial de três dias pelas vítimas do acidente aéreo ocorrido nesta sexta-feira (9) em Vinhedo (SP).
O que aconteceu
Medida foi anunciada em edição extra do Diário Oficial da União. "Em memória das 61 vítimas do trágico acidente em Vinhedo, decretamos luto oficial de 3 dias no país", afirmou o presidente em publicação divulgada à tarde nas redes sociais.
Mais cedo, Lula pediu um minuto de silêncio em Itajaí (SC). Presidente foi informado do desastre durante o lançamento da primeira embarcação do Programa Fragatas Classe Tamandaré.
Luto entra em vigência já a partir desta sexta. Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, foi enviado ao local do acidente para "prestar solidariedade a familiares e amigos e acompanhar os trabalhos de equipes da Polícia Civil e Polícia Federal no resgate e avaliação das causas do acidente", de acordo com o site da presidência.
"A equipe da Cenipa encontrou a caixa preta e está trabalhando para prestar todos os esclarecimentos", disse o ministro nas redes sociais. O Cenipa é o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, vinculado à Força Aérea Brasileira.
Além do Cenipa, a Anac monitora a prestação de atendimento aos familiares das vítimas pela empresa VoePass. Integrantes da Agência Nacional de Aviação Civil também trabalham para verificar a situação da aeronave e dos tripulantes envolvidos no desastre.
Sessenta e uma pessoas morreram no acidente. O avião do modelo ATR-72 da Voepass Linhas Aéreas saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). A decolagem da aeronave ocorreu às 11h50 e a previsão de aterrissagem era às 13h45. Os bombeiros foram acionados às 13h25.