OPINIÃO
Tales: Marina 'desaparece' e deixa país sem líder de peso contra incêndios
Colaboração para o UOL, em São Paulo
10/09/2024 19h34Atualizada em 10/09/2024 19h42
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, está "desaparecida" em momento climático crítico e deixa o país sem líder de peso contra os incêndios, afirmou o colunista do UOL Tales Faria durante participação no UOL News 2ª Edição desta terça-feira (10).
[Esse] era o momento para a Marina estar em todos os lugares, chamando atenção. O problema é que tinha que haver um plano de contingência nacional, com todos os entes da federação incluídos e que já estivesse em execução. Mesmo em São Paulo, (...) já tinha que ter parado os carros para diminuir a poluição imediatamente.
Tales Faria, colunista do UOL
Tinha que ter atitudes drásticas e à frente disso uma liderança forte. Temos uma liderança forte, o presidente [Lula], mas só ele. A Marina foi nomeada ministra para isso, ela era uma pré-candidata forte e tinha condições de se eleger na eleição passada [em 2022]. Mas ela não está liderando o momento, isso é um fato.
Tales Faria, colunista do UOL
Relacionadas
Tales lembra que a ministra tem resistência em muitos setores do Congresso Nacional.
Aqui também [em Brasília]. O Congresso tem uma certa resistência à Marina, o centrão especialmente. O centrão não gosta da Marina. A Marina tem resistência do centrão, do agronegócio, da bancada ruralista e da bancada da bala. Ela sofre várias resistências e é compreensível isso.
Tales Faria, colunista do UOL
Mas também são essas resistências que fizeram a Marina um mito. Ela é um mito na área das pessoas que defendem o meio ambiente, dos ecologistas. No entanto, ela não está exercendo essa liderança com a força que deveria estar. Ela está sumida, infelizmente.
Tales Faria, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL