'Desesperado, Bolsonaro foi escanteado e logo será esquecido', diz Kotscho
Questionado sobre a formação de uma vertente da direita sem a sua presença, o ex-presidente Jair Bolsonaro classificou a ideia como "utopia", afirmando que já existiram outras tentativas semelhantes no passado e todas naufragaram, segundo ele. Entretanto, para o colunista Ricardo Kotscho, o político foi escanteado e logo será esquecido, em comentário feito no UOL News na tarde desta terça-feira (29).
Os mais bolsonaristas perderam. A impressão que me deu nessa fala do Bolsonaro é que ele está completamente perdido, ele não fala mais coisa com coisa. Dizer que direita sem ele é utopia, ele é o quê? É passado. Ele perdeu lugar na janelinha da direita, ele foi escanteado. Tem um monte de gente agora para tomar o lugar dele.
Ele logo vai ser esquecido. Está desesperado porque achou que ia ter uma grande vitória na eleição municipal. Não teve com a turma dele. O PL, sim, teve uma vitória, mas só uma parcela do PL hoje é bolsonarista. Dos 90 deputados, calcula-se que 30, 35 ainda seguem o Bolsonaro. Os outros até votam com o governo Lula.
Ele está vendo que o cerco está fechando. Ele falou que logo após eleição ia apresentar as denúncias quanto os chefes do golpe. Porque até agora só pegaram lambari, só bagrinho, mas não pegaram os mandantes, os que fizeram o golpe. E agora tá chegando a vez deles. Então é o desespero que tá batendo no Bolsonaro. Ele tá cada vez mais isolado. Ele se deu mal com todos os governadores que eram aliados. Lançou candidatos contra os candidatos daqueles governadores. E agora tá intervindo no mato sem cachorro, falando bobagem toda hora.
Ricardo Kotscho, colunista do UOL
Em suas declarações, Bolsonaro disse que outros políticos não sabem falar a linguagem do povo, e que os adversários no campo da direita não conseguem juntar militantes em aeroportos e bate-papos. Porém, ele colecionou inimizades nestas últimas eleições pelo país.
O colunista Tales Faria reverberou as palavras de Kotscho quanto ao ex-presidente, dizendo que Jair foi o grande derrotado neste 2º turno das eleições, citando alguns dos desafetos políticos.
De todos os bolsonaristas, só um foi eleito, todos os outros perderam, todos, então ele foi o grande derrotado nesse 2º turno, e foi o grande derrotado mais ainda porque todo o apoio que ele deu foi traindo aliados. E ao trair aliados ele arrumou confusão com Ratinho Júnior, arrumou confusão com, até em São Paulo, com (Ricardo) Nunes.
Nunes saiu ali anunciando, olha, quando eu estava mal, quem me apoiou foi o Tarcísio, naquele momento em que o Bolsonaro tinha dito ao Tarcísio, larga o Nunes. E boa parte da equipe de comando do Nunes não queria nem que o Bolsonaro aparecesse em São Paulo. Então ele saiu completamente derrotado.
Hoje o Bolsonaro dificilmente vai ter aprovada qualquer amnistia para ele, porque não tem mais aliados, não tem mais interesse no campo da direita, nem da extrema direita, em que ele seja candidato, que ele não cumpre compromisso, nem política. Bolsonaro perdeu todas as possibilidades de aliança daqui para frente.
Tales Faria, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.