Topo

Cris Fibe: Castração química não é efetiva e não vai reduzir crimes sexuais

Do UOL, em São Paulo

12/12/2024 19h12

O projeto de lei que prevê a castração química de pessoas condenadas por pedofilia, aprovado pela Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (12), não é efetivo e não deve reduzir a prática de crimes sexuais, avaliou a colunista Cris Fibe no UOL News, do Canal UOL.

Não é efetivo e não vai reduzir esse tipo de crime. Eu não concordo com esse projeto, realmente equivocado, e tenho dúvidas se essas pessoas que estão votando [a favor] de fato estão preocupadas com as crianças vítimas de violência sexual no Brasil ou se elas estão preocupadas em jogar para a torcida e conseguir votos.
Cris Fibe, colunista do UOL

A regra foi incluída a partir de uma emenda proposta pelo deputado Ricardo Salles (Novo-SP), ex-ministro do Meio Ambiente no governo Bolsonaro (PL). Segundo o texto, o infrator precisará usar medicamentos inibidores de libido. A proposta —que teve 267 votos favoráveis, 85 contra e 14 abstenções— agora segue para o Senado Federal.

Relacionadas

Fibe fez críticas à proposta de castração de pedófilos e disse que a solução para o problema está reeducação social.

Quem comete esse tipo de crime sexual não faz isso por excesso de libido, por prazer, faz isso porque é um exercício de poder, é um exercício de subjugar a criança, o adolescente, a mulher e mostrar poder e ter algum tipo de prazer com isso. Não adianta você fazer castração química para acabar com esse tipo de problema. A prevenção, obviamente, está na reeducação social.

Depois, esse tipo de crime muito frequente no Brasil, especialmente contra meninas e meninos, acontece muitas vezes dentro de casa e, na maior parte das vezes, a criança nem consegue dar nome a esse crime, não consegue pedir ajuda. Então o percentual de homens que são punidos pelo crime de pedofilia é muito pequeno em relação a todo o número de vítimas que existem no Brasil.

Então, essa 'solução' é demagoga, que quer dizer que você está fazendo alguma coisa, e não está atingindo a raiz do problema, que é esse exercício de poder, que é o pai, padrasto, avô que está estuprando e não é denunciado. Então, cortar a libido dessas pessoas não vai fazer com que elas parem. O que vai fazer com que elas parem é a reeducação, um outro tipo de inserção social.
Cris Fibe, colunista do UOL

A jornalista concluiu a fala ressaltando não ser a favor de estupradores e pedófilos.

Ser contra um projeto de castração química não tem nada a ver com proteger estupradores e pedófilos. As coisas estão se misturando numa medida que é demagoga e midiática, e que não serve para prevenir, muito menos para remediar, não vai na razão. É fácil no senso comum a gente ter raiva de quem comete esse tipo de violência sexual contra crianças e dizer, 'ah, castrar'. Só que a gente está misturando.
Cris Fibe, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cris Fibe: Castração química não é efetiva e não vai reduzir crimes sexuais - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política