Prisão de Braga Netto deixa Lula mais forte para 2026, diz Raquel Landim
A prisão do general Walter Souza Braga Netto enfraquece a figura de Jair Bolsonaro e deixa o presidente Lula mais forte para as eleições presidenciais de 2026, destacou a colunista Raquel Landim na edição deste sábado (14) do UOL News.
Acho que isso tudo está trazendo como impacto para 2026 um enfraquecimento da figura de Jair Bolsonaro. Isso já tinha ficado claro para a gente essa semana até quando saiu a pesquisa Quaest. O que está acontecendo? Todas essas investigações do inquérito do golpe, agora também a prisão do Braga Neto, isso vai formando um caldo que vai enfraquecendo cada vez mais a figura política de Jair Bolsonaro.
A gente não pode nunca menosprezar a força política dele. Sim, ele continua sendo uma força política importante. Ele mostrou a sua força nas eleições municipais, mesmo com os seus candidatos perdendo, ainda teve votos importantes, mas Bolsonaro está inelegível, cada vez mais acuado.
Fica muito claro e cada notícia bombástica dessa que vai aparecendo, é que Bolsonaro vai ficando mais enfraquecido, e na medida em que ele insiste em se manter como candidato em 2026, é esse o plano dele, até o momento em que o TSE diga, não dá mais, e ele indique um substituto, ele inviabiliza candidaturas da direita. Ele vai fragmentar essa direita, então nenhuma outra figura consegue se consolidar, e isso favorece o Governo a despeito da fragilidade do presidente Lula por conta da sua saúde.
Raquel Landim
Landim completou sua análise afirmando que o enfraquecimento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo inquérito do golpe aumenta as forças de Lula.
Então o que vai aparecendo nesse contexto político todo é, Jair Bolsonaro cada vez mais enfraquecido pelo inquérito do golpe, favorecendo o Governo Federal, que a despeito de uma economia mais forte, tem também diante de si um desafio de uma inflação alta, um desafio de juros cada vez mais altos, mas que se favorece dessa fragilidade da oposição.
O que a gente tem para o ano que vem é o presidente Lula, apesar da doença, mas está aí caminhando, então ele demonstra ainda força. O que você vê é isso, um governo que ainda caminha, mas tem as suas dificuldades, mas ele se coloca com força e mais forte do que essa oposição fragilizada.
Raquel Landim
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.