Irmão de Gilmar Mendes toma posse em Diamantino (MT) pela 3ª vez

Chico Mendes (União Brasil), irmão caçula do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, tomou posse na Prefeitura de Diamantino nesta quarta-feira (1º). Um dos principais cabos eleitorais de Chico foi o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que esteve no município durante a campanha.
O que aconteceu
O veterinário Chico Mendes tomou hoje posse em Diamantino (MT). Essa é a terceira vez que ele assume a prefeitura do município de 22 mil habitantes. Ele já foi prefeito entre 2000 e 2008.
A posse acontece dois dias após o aniversário do ministro do STF. Nas rede sociais, Chico Mendes destacou como a dedicação do irmão o inspirou. "É uma alegria enorme compartilhar com você não só o laço de sangue, mas também o compromisso com o futuro da nossa terra e da nossa gente", publicou o prefeito.
Bolsonaro esteve em eventos que marcaram a pré-campanha em Diamantino. "É uma alegria muito grande receber o convite de Chico Mendes para passar aqui e conversar com vocês", disse o ex-presidente em passagem pelo município. Chico Mendes o recebeu em sua residência e expôs nas redes sociais momentos que os dois dividiram. "Mato Grosso é o estado do agro que nos orgulha, aqui o nosso pré-candidato é o Chico Mendes", pontuou Bolsonaro.

A aliança com o bolsonarismo incluiu a indicação do vice, Antonio do Carol (PL). A chapa recebeu R$ 300 mil do fundo partidário do PL — o partido do vice foi o maior doador da campanha, correspondendo a quase 85% da verba.
O site Congresso em Foco apurou que a família de Chico e Gilmar exerce influência em Diamantino desde o século 19. Com políticos, desembargadores e ruralistas, Chico Mendes declarou um montante que ultrapassa os R$ 56 milhões — a maior parte dos seus bens são fazendas no estado de Mato Grosso.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.