Lula doa para o Corinthians e reforça: 'Governo não vai taxar Pix'
O presidente Lula (PT) publicou nesta sexta (10) um vídeo nas redes sociais em que anuncia que fez uma doação para ajudar o Corinthians a quitar as dívidas, e reforça que o governo não vai taxar "de forma nenhuma" o Pix.
O que aconteceu
Lula disse ter feito doação de R$ 1.013 ao time do coração. A torcida organizada Gaviões da Fiel organiza uma vaquinha desde o fim do ano passado para quitar a dívida com a Caixa para a construção da Neo Química Arena.
Presidente aproveitou a ocasião para destacar que o governo não taxou e nem vai taxar o Pix. "Tem uma quantidade enorme de mentiras, desde ontem, em todas as redes sociais, dizendo que o governo vai taxar o Pix. E eu quero provar que é mentira", diz ele na gravação, usando um agasalho do Corinthians.
O governo não vai taxar o Pix. O que nós podemos fazer é fiscalizar para evitar lavagem de dinheiro. E como eu acredito no Pix e acredito no governo, porque nós não vamos taxar de forma nenhuma, quem falar que o governo vai taxar está mentindo.
Lula
Circulam nas redes sociais informações falsas, dizendo que o governo vai taxar usuários do Pix. Isso não é verdade: em 1º de janeiro, passou a valer uma norma que as operadoras de cartões e plataformas de pagamento devem reportar transferências acima de R$ 5 mil para pessoas físicas. A medida é para coibir a sonegação de impostos.
Não haverá nenhuma taxa para o usuário, a notificação é apenas para o monitoramento da Receita Federal. Segundo o governo, não será identificado para quem foi enviado determinado valor. No fim de cada mês, a instituição reúne o montante do cliente e, se passar do valor estabelecido, repassa a informação para a Receita, sem identificar quem recebeu cada transferência.
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad também publicou vídeo desmentindo falsidades. Na gravação postada nesta quinta (9), ele diz que o governo não vai taxar bichos de estimação, nem Pix. "Pessoal, vamos prestar atenção, está circulando uma fake news, prejudica o debate público, prejudica a política, prejudica a democracia. Essas coisas estão circulando e nem sempre as pessoas têm tempo de checar as informações", afirmou ele. "Então, fica ligado, deixa a mentira de lado e vamos seguir com o Brasil para frente."
Posts acontecem em meio a troca na Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência). O publicitário Sidônio Palmeira, que toma posse na terça (14), vai substituir Paulo Pimenta na chefia do cargo. Lula reclamou publicamente da comunicação institucional, dizendo que os feitos do governo não estão chegando à população.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.