Sakamoto: Inflação será 'espada na cabeça' de Lula até 2026
Do UOL, em São Paulo
28/01/2025 13h47
O governo brasileiro está desesperado para baixar o preço dos produtos e a inflação será 'espada na cabeça' de Lula até 2026, opinou o colunista Leonardo Sakamoto no UOL News, do Canal UOL, nesta terça-feira (28).
Neste momento, o governo está desesperado para baixar a inflação ou garantir o controle. Então, acho que a Magda não quis arriscar e foi lá conversar com o governo para dizer: 'olha, tem que fazer isso aqui, não tem jeito'. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL
Sakamoto estava se referindo à reunião entre a CEO da Petrobras, Magda Chambriard, e o presidente Lula (PT), ocorrida ontem, no Palácio do Planalto. Na ocasião, a executiva informou ao mandatário que a petroleira deverá reajustar o preço do diesel já nas próximas semanas, conforme apurou o jornal Folha de S.Paulo. A gasolina deve ficar de fora. Segundo relatos, Lula perguntou sobre o índice de reajuste, mas Magda informou que os técnicos ainda estão fazendo os cálculos.
Relacionadas
Durante o UOL News, Sakamoto analisou o cenário e lembrou que os preços nas alturas podem prejudicar Lula em uma eventual campanha para reeleição, em 2026.
A Magda deve deixado claro que não era sustentável para a empresa [manter os preços] e que o governo deveria se preparar [para o aumento]. E agora vai ter que tomar medidas, outras medidas com relação à questão dos preços.
A inflação vai ser algo como uma espada sobre a cabeça do Lula até 2026 e, principalmente, quando essa inflação bater nos preços.
Mas temos o cenário internacional. O dólar está a R$ 5,87 e o euro a 6,13, está caindo. Então, eu acho que, por um lado, o governo tem uma notícia ruim com relação a isso [o aumento do diesel], mas o dólar, por cair, o euro também cair, pode reduzir essa pressão sobre combustível e sobre alimentos. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL
Lula grava vídeo para falar sobre preços
No último domingo, a primeira-dama Janja da Silva publicou, em suas redes sociais, um vídeo no qual o presidente Lula (PT) fala sobre a alta no preço dos alimentos. Na gravação, o petista diz que está pensando em medidas na área para conter o aumento, uma das principais queixas do brasileiro de renda média.
Em 2024, a inflação dos alimentos foi de 8,23%, enquanto o índice cheio do IPCA (Índice de preços ao consumidor) variou 4,83%, conforme mostrou a Folha de S.Paulo.
Professor: 'DeepSeek subiu nos ombros de gigantes'
Ainda durante o UOL News, o professor do IME-USP (Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo) Marcelo Finge afirmou que a startup chinesa DeepSeek desbancou gigantes do setor tecnológico e acirrou a já alucinada corrida pelo domínio no universo da inteligência artificial.
A DeepSeek propôs um modelo que parece ser muito bom. Ele ainda está em teste e as pessoas não têm muito tempo de experiência com isso, mas é importante enfatizar que a DeepSeek subiu no ombro de gigantes, exatamente por usar uma tecnologia de software livre.
Ela pegou outros produtos de software livre que vem sendo desenvolvidos e treinados há anos, como, por exemplo, o Llama, da Meta. A DeepSeek teve algumas boas ideias de como melhorar esse produto.
Assista ao trecho no vídeo abaixo
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Veja a íntegra do programa: