Estatuto do Idoso e 8/1: como será Damares na Comissão dos Direitos Humanos

Prestes a assumir a Comissão de Direitos Humanos do Senado, Damares Alves (Republicanos-DF) terá como prioridade defender os presos do 8 de Janeiro, atualizar o Estatuto da Criança e Adolescente e reformar o Estatuto do Idoso.

O que aconteceu

Damares preside o colegiado sob a desconfiança de transformar a comissão em braço ideológico da direita conservadora. Ex-ministra de Jair Bolsonaro (PL), ela nega esta intenção. Promete uma gestão técnica e ressalta que só avançam os projetos que têm apoio da maioria.

A senadora usa o deputado Nikolas Fereirra (PL-MG) como exemplo. Ele presidiu a Comissão de Educação da Câmara e havia expectativa de bate-bocas e sessões interrompidas por pautas conservadoras. A previsão não se confirmou na avaliação de Damares.

Mas a parlamentar está disposta a discutir um tema que vai gerar polêmica: os presos do 8 de Janeiro. Ela disse que, se for apresentado algum requerimento a respeito das prisões, não será colocado na gaveta. É certo que a oposição tratará do assunto.

Apesar disso, a parlamentar afirma que pretende 'distensionar' o Senado. Ela diz que está alinhada com o novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que prometeu "pacificação" ao ser eleito, no sábado (1º).

Damares deve assumir a Comissão dos Direitos Humanos na próxima semana. Ela ainda não teve o nome oficializado, mas sua indicação faz parte do acordo político que dividiu os cargos no Senado.

Se ficar confirmado que serei a presidente, vou trabalhar mais com as pautas de consenso do que as pautas que estão sendo ainda motivo de divergência.
Senadora Damares Alves (Republicanos-DF)

Damares afirma que não vai engavetar requerimentos sobre os presos de 8 de Janeiro
Damares afirma que não vai engavetar requerimentos sobre os presos de 8 de Janeiro Imagem: Felipe Pereira/UOL

Presos do 8 de Janeiro

Damares vai dar andamento caso o projeto da anistia chegue à Comissão de Direitos Humanos. As prisões efetuadas no 8 de Janeiro é o único ponto da agenda prioritária da senadora que está alinhado ao bolsonarismo até o momento.

Continua após a publicidade

A preocupação da parlamentar com os presos não é nova. Ela fez manifestações a favor deles no Senado e nas redes sociais. Também pediu e foi autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a visitar o ex-diretor da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Silvinei Vasques na cadeia em junho do ano passado.

Mas Damares diz que não partirá dela a iniciativa de tratar do assunto. O que a parlamentar adianta é que colocará em votação pedidos de audiências públicas, solicitações para ouvir parentes de presos e outros requerimentos ligados ao assunto. A senadora ressalta que a decisão partirá do colegiado.

Ao UOL, Damares declarou que deve ser dada atenção a todos os detentos. A parlamentar criticou as condições do sistema penitenciário brasileiro e defendeu que a Comissão de Direitos Humanos seja atuante em relação ao tema. A proposta vai na contramão do discurso bolsonaristas de que "bandido bom é bandido morto".

Reforma do Estatuto do Idoso

Damares quer aumentar a proteção ao idoso. A senadora cita golpes de terceiros e de familiares, violência física e falta de cuidado como motivos.

Continua após a publicidade

Ela pretende criar um sistema de medidas protetivas semelhante ao oferecido a mulheres ameaçadas. Seria necessário mexer na legislação penal. A senadora espera obter apoio de parlamentares que atuam na área da segurança pública.

Estes novos mecanismos de proteção fariam parte de uma reforma do Estatuto do Idoso. O projeto de Damares ocorre em um momento que a população brasileira envelhece. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de idosos cresceu 57,4% entre 2010 e 2022.

Queremos fazer uma revisão no Estatuto do Idoso, uma discussão sobre a proteção da pessoa idosa no Brasil, queremos avançar na proteção da infância.
Senadora Damares Alves

Damares Alves foi considerada uma ministra ideológica de Jair Bolsonaro
Damares Alves foi considerada uma ministra ideológica de Jair Bolsonaro Imagem: Reprodução/Instagram

Autismo e ansiedade entre jovens

Crianças no espectro autista e ansiedade na adolescência serão a terceira frente de ação. A senadora afirma que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) está em constante atualização e estes dois assuntos precisam ser abordados.

Continua após a publicidade

Em relação ao espectro autista as providências são as seguintes:

  • Criar mecanismo para informar pais e mães;
  • Preparar escolas e professores para interagir com as crianças;
  • Enfrentamento a preconceitos.

A ansiedade entre jovens terá uma abordagem diferente. A intenção da senadora é usar a comissão para medidas contra a ansiedade. Damares se diz preocupada com o aumento de mutilações e depressão nessa fase dos jovens.

Novo momento da oposição

Damares assume a Comissão de Direitos Humanos num novo momento da direita no Senado. A oposição esteve fora de cargos de comissão nos dois primeiros anos da legislatura. O senador Rogério Marinho (PL-RN) concorreu a presidente e os partidos que apoiaram sua candidatura ficaram sem cargos.

Desta vez, o bolsonarismo preferiu fechar com Alcolumbre em troca de cargos. Além dos Direitos Humanos, a direita ficou com a Comissão de Segurança Pública, a cargo de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e a Comissão de Infraestrutura, de Marcos Rogério (PL-RO).

Continua após a publicidade

Governistas monitoram Damares

A Comissão de Direitos Humanos não foi prioridade para o PT. O partido preferiu ficar à frente da Comissão de Meio Ambiente. Isso porque é ano de COP, a ser realizada em Belém em novembro, e será importante comandar as discussões sobre o tema.

O senador Paulo Paim (PT-RS) disse que o partido não pode ficar com todas as comissões. Presidente da Comissão de Direitos Humanos por quatro vezes, ele não expôs atitudes desabonadoras de Damares: "Não me criou problemas".

O parlamentar estende a avaliação para a atuação no plenário. Paim declara que ela teve uma atitude "equilibrada". Ele aguarda qual vai ser o posicionamento adotado agora que a senadora está à frente da comissão.

Esperamos que tenha um leque de olhar para todos.
Senador Paulo Paim (PT-RS)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.