Governo aciona PF para investigar ONGs que não entregam marmitas

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social acionou a Polícia Federal nesta quinta-feira (6) para apurar a denúncia de que ONGs contratadas pelo governo para entregar marmitas não estariam fazendo o serviço previsto.

O que aconteceu

A ação Cozinha Solidária, do governo federal, contratou a ONG Mover Helipa para distribuir marmitas São Paulo. A organização é de José Renato Varjão, que já trabalhou para o deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) e para o deputado estadual Ênio Tatto (PT-SP).

ONG recrutou diversas cozinhas solidárias ligadas a atuais ou ex-assessores de parlamentares petistas. Segundo reportagem do jornal O Globo, e organizações não estão cumprindo os contratos. Um dos endereços nem sequer tem estrutura para produção de refeições.

Ministério do Desenvolvimento Social afirmou que adota as medidas cabíveis. A pasta informou que acionou, nesta quinta, a Rede Federal de Fiscalização de programas vinculados ao Cadastro Único, um núcleo que trabalha integrado com CGU, AGU, Polícia Federal e outros órgãos de fiscalização e controle.

As denúncias apontadas estão sendo objeto de averiguação e o MDS já enviou uma equipe ao local nesta quinta-feira, que ficará pelo tempo que for necessário, vistoriando todas as unidades denunciadas. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, em nota

Horas depois, o ministério divulgou uma outra nota em que informou que determinou a suspensão do pagamento de um convênio com a ONG Mover Helipa. A parceria tinha sido firmada para fomentar programas de capacitação e a construção de uma cozinha-escola no Parque Santa Madalena, em Sapopemba, e cursos de capacitação profissional para o público do Cadastro Único, em Heliópolis. A pasta também disse ter notificado a organização para que forneça esclarecimentos detalhados sobre o andamento desse projeto.

O ministério reitera que todas as averiguações estão sendo conduzidas com total transparência e que, caso sejam confirmadas irregularidades, outras providências serão tomadas conforme a legislação vigente.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.