Lula tenta reaproximar Pacheco e Silveira por apoio em Minas Gerais em 2026

Minas Gerais é a prioridade do presidente Lula para sua candidatura à reeleição em 2026. Por isso, ele anunciou dois movimentos nos últimos oito dias.

Lula disse, na semana passada, que gostaria de ter o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco como candidato a governador de MG. E confirmou que o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, não será afetado na reforma ministerial.

Ambos são do PSD de Minas Gerais. Andam rompidos, embora Pacheco tenha sido um dos padrinhos da nomeação do ex-senador como ministro.

Lula deseja reaproximar Pacheco e Silveira para ter o apoio dos dois e do PSD de Minas Gerais à sua reeleição. De quebra, aumentaria o grupo que está ao seu lado no PSD nacional, comandado por Gilberto Kassab.

O partido está dividido nacionalmente entre ter um candidato próprio à Presidência da República — o governador Ratinho, do Paraná, tem se colocado no páreo —, e apoiar Lula ou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, caso este venha a ser candidato.

Tarcísio é do Republicanos, mas tem Kassab como seu secretário de governo.

Nesse xadrez, a unificação do partido em Minas Gerais é fundamental para os planos de Lula. Daí os acenos a Silveira e Pacheco.

Resta saber se os dois entrarão em acordo. Tanto Pacheco como Silveira podem ser candidato ao governo do Estado. Em caso de entendimento, um sai para governador, e outro, para o Senado.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.