Desvios na educação: PF prende 4 suspeitos em Belford Roxo e apreende fuzil

A Polícia Federal prendeu preventivamente hoje (11) quatro pessoas suspeitas de participarem de um esquema de desvios de recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) na rede municipal de ensino de Belford Roxo (RJ).

O que aconteceu

PF aponta a compra de livros superfaturados desde 2017, em contratos que ultrapassam R$ 100 milhões. A Polícia Federal informou que a Secretaria de Educação municipal comprava, desde 2017, livros didáticos superfaturados das mesmas duas empresas, sem licitação. As redes públicas de ensino podem obter livros didáticos gratuitamente através do Programa Nacional do Livro Didático, do MEC (Ministério da Educação).

Segundo a PF, essas empresas fornecedoras pagavam propinas aos envolvidos. Os suspeitos podem responder por peculato, lavagem de dinheiro e contratação direta ilegal e corrupção passiva e ativa. O UOL apurou que os presos são:

  • Denis de Souza Macedo, ex-secretário municipal de educação de Belford Roxo;
  • Marcos Domingos Luiz, ex-secretário municipal de indústria e comércio de Belford Roxo;
  • Dulcileia Angélica Freitas Domingos, subprocuradora-geral de Belford Roxo;
  • Kezia Macedo dos Santos Aleixo, ex-secretária municipal de educação de Itatiaia (RJ).

PF diz que encontrou fuzil na casa de um dos presos (sem divulgar o nome), em Nova Iguaçu (RJ). No local foram apreendidos três carros, armas e R$ 18,5 mil em espécie.

Além das prisões, a PF também cumprie 42 mandados de busca e apreensão em nove cidades. Os endereços são no Rio, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Maricá, Armação dos Búzios e Mesquita no estado do Rio de Janeiro, além de Fortaleza, no Ceará, Recife e Paulista, em Pernambuco.

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de Belford Roxo disse que as denúncias se referem à gestão anterior, e que vai colaborar com as investigações. "A prefeitura acrescenta que não compactua com nenhum tipo de prática ilícita com dinheiro público", afirmou em comunicado.

Atual prefeito de Belford Roxo é Marcio Canella (União). Antes, era Waguinho (Republicanos) que estava no comando do município desde 2017. O UOL tenta contato com Waguinho. Caso haja resposta, o texto será atualizado.

Continua após a publicidade

A Prefeitura de Itatiaia informou que Kezia Macedo dos Santos foi secretária na gestão anterior. Ela ficou no cargo por pouco mais de um mês, de maio a junho de 2021.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.