Governador de SC cria Abril Amarelo contra 'invasão de propriedade privada'
Ler resumo da notícia

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), sancionou uma lei que cria o Abril Amarelo, um mês dedicado à "conscientização sobre a importância da defesa da propriedade privada".
O que aconteceu
O projeto foi apresentado pelo deputado estadual Oscar Gutz (PL) em abril e aprovado na Assembleia Legislativa em dezembro de 2024. A lei tem como objetivo "conscientizar a população sobre a importância da união de proprietários de terra, produtores vizinhos, amigos e família para montar acampamento permanente para evitar a invasão."
Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Mello agrada o eleitorado de direita ao sancionar o Abril Amarelo. A lei também prevê campanhas de conscientização durante o mês para incentivar a população a acionar a polícia "no caso de avistar movimentações de invasão de propriedades privadas".
Santa Catarina não tolera invasões de propriedade privada. Aqui, o invasor é tratado como criminoso. A propriedade é um bem sagrado, conquistado com muito esforço pelos catarinenses, e ninguém tem o direito de violá-la. Governador Jorginho Mello (PL)
Mello fez outros acenos aos conservadores nas últimas semanas. Ele sancionou uma lei que proíbe a reprodução de músicas, videoclipes e coreografias que façam apologia ao crime, ao uso de drogas ou a sexo nas escolas públicas e privadas do estado. O governador também tem defendido uma anistia para que Bolsonaro possa disputar as eleições de 2026.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.