Líder do PSDB rebate Nunes: 'Ingrato, só está onde está por erro do Covas'

O ex-senador José Aníbal, presidente do PSDB de São Paulo, rebateu as críticas do prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o chamou de "ingrato" e um "erro grave". A declaração foi feita pelo tucano durante entrevista ao UOL News, do Canal UOL, nesta sexta-feira (14).

O prefeito é um ingrato, porque ele só está onde está porque o Bruno [Covas] o fez dele seu vice. Aliás, foi um erro grave. Já no primeiro, na primeira ocupação dele na prefeitura [de São Paulo], a gente percebia muitos erros, muitas dificuldades, e isso só se agravou agora, com ele assumindo esse segundo mandato. José Aníbal, presidente do PSDB de São Paulo

Nesta quinta-feira (13), Nunes fez críticas ao desempenho do partido nas últimas eleições e disse, em entrevista à RedeTV!, que a sigla precisa se reestruturar. Para isso, ele sugeriu retirar a "turma" que hoje está no comando. O prefeito afirmou ainda ser contra a possível fusão entre o MDB e o PSDB, discutida nos bastidores.

Nunes foi eleito em 2020 como vice-prefeito na chapa de Bruno Covas (1980 - 2021). Assumiu o comando da maior cidade do País um ano depois, devido à licença de Covas para tratamento de câncer. Foi reeleito em 2024 em meio a polêmicas e denúncias de corrupção.

Ao Canal UOL, Aníbal também fez questionamentos à gestão de Nunes.

O governo dele é uma colcha de retalhos. É o padrão dele. Não há um projeto de governo. A sorte dele [Nunes] é que São Paulo hoje é uma cidade que tem um orçamento extraordinário, de mais de R$ 130 bilhões. Então vai errando aqui, errando lá, faz um pouco ali, faz ali, faz umas obras que dão visibilidade, mas, na verdade, é um ataque a acesso de fundo.

Como se tira São Paulo da sensação de insegurança em que vivemos?! O regime de chuvas, dos alagamentos, da cidade travada, o trânsito geral, a CET não existe mais... São Paulo é uma cidade abandonada. José Aníbal, presidente do PSDB de São Paulo

Aníbal culpa Dória por fase nanica de partido

Em 2024, o PSDB registrou nas urnas o seu pior resultado na história em disputas à Prefeitura de São Paulo desde que lançou o primeiro candidato para concorrer, em 1988. O então candidato José Luiz Datena alcançou 1,84% de votos na disputa à administração municipal — o que significa 112.344 votos.

Continua após a publicidade

No UOL News, Aníbal falou sobre a atual fase e culpou João Doria pela fragmentação do partido.

Olha, não sei se trata exatamente de uma boia de salvação, você tem razão. O PSDB tem que buscar um procedimento que volte a conectá-lo com a sociedade. Em 2018, nós já perdemos isso totalmente. O nosso resultado foi um resultado eleitoral inexpressivo. Menos de 5% das eleições de um partido que tinha disparado.

Então, houve ali uma fragmentação notável. E essa fragmentação foi acentuada por certas políticas deletérias, por exemplo, de quem ganhou em São Paulo, o famoso Doria. Acabou de desagregar o partido no Estado. Fez um processo de desorganização planejada do partido no Estado inteiro. E o PSDB sempre foi muito São Paulo, né? As lideranças de São Paulo foram incapazes de enfrentar esse desastre dorista. José Aníbal, presidente do PSDB de São Paulo

Aníbal: 'Fusão com MDB pode ser conversada'

No Canal UOL, Aníbal também considerou a possibilidade de o PSDB fundir com MDB. Os tucanos vêm negociando com partidos como PSD e MDB, mas Marconi Perillo, presidente do PSDB nacional, que antes previa uma definição até março, disse, ao jornal O Estado de S. Paulo, que a legenda "aguardará um pouco" para evitar uma decisão precipitada.

A ideia de fusão pode ser conversada —e vai ser conversada— desde se preserve o PSDB. Nós temos uma vida partidária, vocês conhecem melhor que eu, que é uma 'sopa de letras'. O partido ainda possui uma energia que almeja essa mudança, você fazer uma recomposição do partido no Brasil, que precede o ano que vem. Ter uma disputa que seja mais razoável, com melhor resultado para o partido. Inclusive, a nossa possibilidade de um candidato à presidência da República, que seria o Eduardo Leite. José Aníbal, presidente do PSDB de São Paulo

Continua após a publicidade

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.