Sakamoto: Kakay se refere a isolamento de Lula em grupo que não fala a real
Ler resumo da notícia
Ao citar o isolamento de Lula, em carta divulgada nas redes sociais, Kakay se referia ao núcleo de pessoas que estão mais próximas do presidente no Palácio do Planalto, opinou o colunista Leonardo Sakamoto no UOL News, do Canal UOL, nesta segunda-feira (17).
Há uma crítica [interna no PT] de que o Lula tem uma cúpula palaciana, pessoas com quem ele se juntou, que douram a pílula para o presidente, que não jogam a real para o presidente e não fazem críticas que o presidente precisa ouvir.
Leonardo Sakamoto, colunista do UOL
A polêmica ocorreu após o advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, divulgar um texto em grupos de políticos e aliados do governo, onde ele faz críticas ao atual mandato do presidente Lula. Na carta, Kakay afirma que "é outro Lula quem está governando" e que o presidente está "isolado". O conteúdo foi aproveitado por bolsonaristas para alardear um possível isolamento do mandatário em relação ao povo.
Ao Canal UOL, Sakamoto explicou que a crítica feita por Kakay não é de hoje e também é endossada por outras lideranças do PT (Partido dos Trabalhadores).
Acho que tem uma palavra que é importante para entender nessa carta que é o isolamento, né? Ele cita, no texto, o nome do Zé Dirceu. Então, Dirceu [e outros personagens, como Paulo Vanucchi, ex-ministro dos Direitos Humanos], que faziam parte da 'entourage' palaciana do Lula no primeiro mandato, sempre jogaram a real.
A crítica de hoje é que o Lula acabou se cercando de pessoas que são bem diferentes daquelas do primeiro mandato com relação à capacidade de sentir, articular e realizar politicamente.
Ou seja, essa crítica pode ser lida inclusive a quem? Inclusive ao Rui Costa, que é o Ministro de Chefes da Casa Civil, ao Padilha, que está nas Relações Institucionais, e ao Márcio Macedo, que está lá na Secretaria-Geral da Presidência, por enquanto. O próprio Pimenta, que estava na Secom e agora foi sucedido pelo Sidônio.
Leonardo Sakamoto, colunista do UOL
Maierovitch: 'Pena menor que 20 anos para Bolsonaro deixaria muitos decepcionados'
No UOL News, o professor e colunista Wálter Maierovitch afirmou que a denúncia do procurador-geral da República, Paulo Gonet, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve ser forte, robusta e amparada em uma boa investigação, e uma eventual pena com menos de 20 anos deixaria muita gente decepcionada.
O procurador Paulo Gonet vai apresentar uma denúncia forte e consistente e amparada em uma boa investigação, porque toda apuração no sistema brasileiro é encaminhada ao Ministério Público. Ora, se ele tem um bom suporte, ele terá uma boa denúncia. E, no caso, a Polícia Federal agiu bem, demoradamente, porque apuração é difícil. Existem indicativos muito fortes com lastro de suficiência. Wálter Maierovitch, colunista do UOL
O PGR deve acusar Bolsonaro de ser o principal beneficiário de uma rede que tentou impedir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumisse a presidência após ter vencido as eleições, em janeiro de 2023. Na ocasião, apoiadores invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.
Em seu relatório final, no qual indiciou Bolsonaro por seu envolvimento na trama golpista, a PF aponta que os discursos favoráveis a um golpe de Estado começaram a ser inflamados em 2019 e cita o recente atentado a bomba no STF (Supremo Tribunal Federal) para concluir que a retórica golpista continua "latente" na sociedade brasileira.
Assista ao trecho no vídeo abaixo:
Josias: 'Maluf foi uma espécie de corrupto oficial do Brasil'
No UOL News, o colunista Josias de Souza disse que o ex-prefeito paulistano Paulo Maluf foi uma espécie de corrupto oficial do Brasil, mas depois dele vieram muitos outros, e o que ficou foi a impunidade da Justiça brasileira.
O Maluf era o corrupto-mor. De vez em quando, ele ressurge no noticiário, mostra um pouco o que é o nosso Judiciário. Ele passou até uma temporadazinha curta em 'cana', mas logo foi enviado para uma prisão domiciliar. E está aí o Maluf, ainda ressurgindo no noticiário, de ponta-cabeça nas manchetes, agora com uma intimação para que ele lide com um débito e a imobilização do patrimônio para ver se conseguem reaver um passo do que ele desviou.
De fato, [Maluf foi] o protótipo da corrupção no Brasil. Veio muita coisa depois, mas algo não mudou. Nesse, algo permanente, inalterado, que é a impunidade. Josias de Souza, colunista do UOL
A Justiça paulista penhorou 18 imóveis de Maluf, de 93 anos, entre os quais uma casa de mais de mil metros quadrados na praia da Enseada, no Guarujá (SP), cujo valor venal de referência é de R$ 2,7 milhões (estimativa utilizada em 2024 para o cálculo do IPTU), conforme apurou o colunista do UOL Rogério Gentile.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.