Caiado é o governador com maior aprovação; Castro tem a menor, diz Quaest

Ler resumo da notícia
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e o do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), são os com maior aprovação, enquanto o do Rio, Cláudio Castro (PL), tem a menor, segundo pesquisa Quaest divulgada hoje.
Contratado pela Genial Investimentos, o levantamento foi realizado em oito estados.
Aprovação dos governadores
Caiado é aprovado por 86%, e Ratinho Jr. (PR), por 81%. Na sequência, aparecem Eduardo Leite (PSDB/RS) e Romeu Zema (Novo/MG), com 62% de aprovação; Tarcísio de Freitas (Republicanos/SP) e Jerônimo Rodrigues (PT/BA), com 61%; Raquel Lyra (PSDB/PE), com 51%, e Castro, com 42%.
A margem de erro é de dois pontos percentuais em São Paulo e três pontos nos demais estados. Portanto, Caiado e Ratinho Jr. empatam tecnicamente com maior aprovação. Também há empate técnico entre Leite, Zema, Tarcísio e Jerônimo, na sequência.
Ronaldo Caiado (Goiás)
- Aprova: 86
- Desaprova: 9
- Não souberam ou não responderam: 5
Ratinho Júnior (Paraná)
- Aprova: 81
- Desaprova: 14
- Não souberam ou não responderam: 5
Romeu Zema (Minas Gerais)
- Aprova: 62
- Desaprova: 30
- Não souberam / Não responderam: 8
Eduardo Leite (Rio Grande do Sul)
- Aprova: 62
- Desaprova: 33
- Não souberam ou não responderam: 5
Jerônimo Rodrigues (Bahia)
- Aprova: 61
- Desaprova: 31
- Não souberam ou não responderam: 8
Raquel Lyra (Pernambuco)
- Aprova: 51
- Desaprova: 44
- Não souberam / Não responderam: 5
Tarcísio de Freitas (São Paulo)
- Aprova: 61
- Desaprova: 28
- Não souberam / Não responderam : 11
Cláudio Castro (Rio de Janeiro)
- Aprova: 42
- Desaprova: 48
- Não souberam / Não responderam: 10
Levantamento foi realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro. O público-alvo nos oito estados foram as populações com 16 anos ou mais. A fonte de dados é o TSE (2024), o IBGE-PNAD (2024) e o Censo (2022). O nível de confiança é de 95%.
Avaliação dos governadores
Ronaldo Caiado (Goiás)
- Positiva: 74
- Regular: 17
- Não souberam ou não responderam: 5
- Negativa: 4
Ratinho Júnior (Paraná)
- Positiva: 65
- Regular: 24
- Negativa: 6
- Não souberam / Não responderam: 5
Romeu Zema (Minas Gerais)
- Positiva: 41
- Regular: 37
- Negativa: 14
- Não souberam / Não responderam: 8
Eduardo Leite (Rio Grande do Sul)
- Positiva: 40
- Regular: 39
- Negativa: 16
- Não souberam / Não responderam: 5
Jerônimo Rodrigues (Bahia)
- Positiva: 42
- Regular: 29
- Negativa: 21
- Não souberam / Não responderam: 8
Raquel Lyra (Pernambuco)
- Regular: 37
- Positiva: 32
- Avaliação negativa: 26
- Não souberam / Não responderam: 5
Tarcísio de Freitas (São Paulo)
- Positiva: 41
- Regular: 34
- Negativa: 14
- Não souberam / Não responderam: 11
Cláudio Castro (Rio de Janeiro)
- Positiva: 24
- Regular: 35
- Negativo: 31
- Não souberam / Não responderam - 10
Pontos positivos e negativos
Em São Paulo, "a fraqueza está na segurança", avalia o diretor da Quaest, Felipe Nunes. Já o forte de Tarcísio está na atração de empresas, afirma. No Rio de Janeiro, o problema também é segurança, e o ponto forte é a atração de novos negócios.
Em Minas Gerais, Zema se destaca nos resultados referentes à educação. Mas, segundo Nunes, falha em infraestrutura e mobilidade, conforme os números da pesquisa.
Na Bahia, educação e atrair empresas aparecem como pontos fortes, enquanto saúde e segurança são os gargalos. No Rio Grande do Sul, o forte do governo é a educação, e a fragilidade, a saúde. Pernambuco também tem boa avaliação em relação à educação, enquanto saúde e segurança sofrem críticas.
Em Goiás, a avaliação das áreas é extremamente positiva, com segurança e educação como carros-chefes, aponta Nunes. No Paraná, todas as áreas também são bem avaliadas, com destaque para educação, atração de empresas e geração de emprego e renda.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.