Lula participa de posse de presidente do Uruguai e encontra Mujica

O presidente Lula participou hoje da cerimônia de posse do presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, e sua vice Carolina Corti, em Montevidéu. É a primeira viagem internacional do petista desde que ele realizou uma cirurgia na cabeça, em dezembro do ano passado.

O que aconteceu

Presidente viajou ontem para o Uruguai. Lula foi o último presidente a chegar no evento, já depois que Yamandu Orsí havia chegado e a cerimônia estava prestes a começar. Petista deve voltar para a Brasília hoje mesmo, em um voo previsto para deixar o Uruguai às 15h40.

Sem Janja. A primeira-dama, Janja da Silva, não acompanhou o presidente na viagem. A comitiva do presidente brasileiro foi composta pelos ministros Mauro Vieira (Itamaraty), Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Alexandre Silveira (Minas e Energia), além do assessor especial Celso Amorim.

Essa é a primeira viagem internacional de Lula desde a internação para cirurgia em dezembro. Montevidéu foi também o último local de fora do país que o presidente visitou, antes de ser transferido às pressas para São Paulo em razão de uma hemorragia intracraniana decorrente de uma queda.

É muito importante o Uruguai ter um novo presidente da República, uma pessoa que acredita sistematicamente no fortalecimento da América do Sul, no fortalecimento da Unasul. Eu penso que o Yamandú vai ter um grande governo. O Uruguai vai ter uma grande presença a nível internacional Lula, presidente do Brasil em entrevista à TV uruguaia

Novo aliado

Eleito ano passado, Orsi é o mais novo aliado do governo Lula na América Latina. Político eleito por frente de centro-esquerda é herdeiro político de Pepe Mujica e chegou a visitar o petista no fim do ano passador após a eleição. Expectativa é de que Brasil ganhe mais força no Mercosul com posse de Orsi.

Novo presidente uruguaio governará até 2030. Professor de história substitui Luis Lacalle Pou, de centro-direita. Apesar das diferenças ideológicas, Lula também se deu bem com o ex-presidente de centro-direita. Luis Alberto Lacalle Pou apoiou o candidato que Orsi derrotou, mas manteve boas relações com o Brasil durante os dois anos de mandatos concomitantes.

Lula exaltou relação com Uruguai. A jornalistas, presidente brasileiro disse que países mantém relação 'extraordinária' independente do presidente e destacou a importância da parceria para a construção da Unasul (União das Nações Sul-Americanas).

Continua após a publicidade

A Frente Ampla permitiu que a gente volta a discutir coisas importantes como o fortalecimento do Mercosul, como a reconstrução da UNASUL, porque o nosso papel é tentar convencer as pessoas de que é preciso formar um bloco forte na América do Sul, de que a gente não pode ficar tentando encontrar saída individual para cada país, porque não existe possibilidade

Lula, em entrevista a jornalistas no Uruguai

Encontro com Mujica

Mais um encontro com ex-presidente Mujica. Após a cerimônia de posse, Lula se encontrará com o ex-presidente uruguaio, que em janeiro deste ano disse que não aguentaria mais o tratamento contra o câncer. "Estou condenado", disse Mujica. Ex-presidente uruguaio também participa da cerimônia de posse hoje. O encontro acontecerá no Palácio onde acontece a cerimônia de posse.

Lula beija Pepe Mujica durante cerimônia de posse de Yamandu Orsi como presidente do Uruguai
Lula beija Pepe Mujica durante cerimônia de posse de Yamandu Orsi como presidente do Uruguai Imagem: Ricardo Stuckert/ PR

Conversa rápida por respeito. Em declaração a jornalistas, antes da posse, Lula falou sobre o encontro. "Eu vou conversar pouco, porque eu tenho que respeitar o estado de saúde do Mujica. Eu na verdade vou dar um grande abraço no Mujica". O presidente Lula disse ainda que tem "profundo amor" pelo ex-presidente. "O Mujica é um companheiro que eu carrego no fundo do coração".

Continua após a publicidade

Lula esteve com Mujica em dezembro. Na última passagem pelo país, Lula foi até a casa de Mujica, a quem chamou de "companheiro". "De todos os presidentes que eu conheci, é a pessoa mais extraordinária", afirmou Lula. Mujica comandou o Uruguai entre 2010 e 2015.

Reuniões bilaterais

Encontro com candidata equatoriana. Antes da posse, Lula se encontrou nesta manhã com a candidata de esquerda à presidência do Equador, Luisa González.

Tratamos do contexto político na América do Sul. Expressamos nossa concordância na importância do fortalecimento da democracia e da justiça social no continente. Desejo que as eleições no segundo turno no Equador transcorram de forma pacífica e dentro da normalidade, e que a vontade do povo equatoriano prevaleça.

Presidente Lula, em nota

Bilateral com presidente da Alemanha. O presidente brasileiro também se reuniu com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier.

Continua após a publicidade

Discutimos a importância dos países da América Latina e da União Europeia atuarem em defesa da democracia e do multilateralismo. A Alemanha é um parceiro essencial do Brasil na promoção do acordo Mercosul - União Europeia, no esforço de combate à mudança do clima e em prol do sucesso da COP30.

Presidente Lula, em nota

Posses no exterior

Esta é ainda a terceira posse a que Lula vai neste mandato. No ano passado, viajou em agosto ao Paraguai para a posse de Santiago Peña e, em outubro, para a de Claudia Sheinbaum, no México.

Na viagem ao México que o avião presidencial quebrou. Lula e a comitiva de ministros ficaram sobrevoando a Cidade do México por quatro horas até gastar o combustível para que pudessem pousar de novo. Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), a aeronave já foi consertada e está em solo brasileiro.

Presidente deverá ir ao Japão e ao Vietnã no final de março. O motivo das viagens —as primeiras de longa duração desde a cirurgia— ainda não foi divulgado. Em outubro, além do México, Lula esteve nos EUA

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.