No mesmo palco em MG, Zema critica inchaço do Estado, e Lula rebate
Ler resumo da notícia
O presidente Lula (PT) e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), discordaram publicamente sobre o tamanho da equipe governamental em um evento hoje no estado.
O que aconteceu
Em sua fala, Zema criticou o alto número de secretários. "Apesar de sermos o segundo estado mais populoso do Brasil, somos o que tem o menor número de secretarias, 14. Mas, para um time ganhar campeonato, não precisa colocar 20, 30 jogadores", disse o governador, durante visita a uma fábrica automotiva em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Lula tem hoje 38 ministros, quase o triplo de Zema. O número é criticado pela oposição e mais especificamente pelo partido Novo, que defende a diminuição da máquina pública.
O presidente rebateu assim que pegou o microfone. "O importante não é discutir se você tem um ou dez, o importante é discutir a qualidade das pessoas que você tem, dos compromissos que as pessoas têm", afirmou Lula.
"Não quero só um cara formado em filosofia, engenharia, formado em qualquer coisa", continuou. "É muito importante o diploma, mas quero antes de tudo pessoas que tenham sensibilidade no coração para entender o problema da sociedade brasileira."
É o primeiro encontro dos dois em evento após a polêmica sobre a dívida dos estados. Nas últimas idas a Minas, Zema havia enviado seu vice-governador, Mateus Simões (Novo). Os dois compartilharam o palco durante a cerimônia de inauguração do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Híbrida Flex e anúncio de contratações da Stellantis, em Betim (MG).
Lula ainda provocou o governador sobre economia. "Precisou eu voltar à Presidência para que a economia voltasse a crescer. Ela não crescia há quanto tempo? O Zema não lembra há quanto tempo a economia não crescia 3%. Nem o Zema, nem os economistas", cutucou o petista. Ao fundo, foi possível ver o governador sentado balançando a cabeça negativamente.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.