Sakamoto: Bastidores do Congresso já discutem possível fuga de Bolsonaro
Ler resumo da notícia
Após ele ser declarado réu por tentativa de golpe, uma eventual fuga do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já é discutida abertamente por parlamentares, nos bastidores do Congresso Nacional, apurou o colunista Leonardo Sakamoto para o UOL News, do Canal UOL. O ex-presidente é suspeito de conspirar, organizar e estimular os atos ocorridos no dia 8 de Janeiro de 2023, após vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Dentro do Congresso Nacional, todo mundo já sabe que a probabilidade de condenação do presidente Jair Bolsonaro é muito grande. Inclusive, por lá, discute-se a possibilidade de ele fugir. Tem pessoas que falam abertamente que Jair terá de escolher entre ser preso e fugir. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL
O caso julgado pelo Supremo é sobre a tentativa de golpe promovida por apoiadores de Bolsonaro, que não aceitavam a vitória de Lula. Na ocasião, os bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Na sessão de ontem, os cinco magistrados foram favoráveis na integralidade do voto do relator, o ministro Alexandre de Moraes, para tornar Bolsonaro e outros sete aliados réu no processo.
Ao Canal UOL, Sakamoto pontuou que, já prevendo a confirmação de uma eventual condenação futuramente, Bolsonaro está adotando uma estratégia política ao movimentar a sua base para a adoção do PL da Anistia —um projeto de lei para anistiar acusados e condenados do 8 de janeiro.
Agora, isso aqui realmente estava precificado no Congresso e não muda o fato do que está se debatendo [sobre o PL da Anistia]. E é uma coisa simples, não é uma PEC, não demanda maioria constitucional de votos.
Bolsonaro na entrevista coletiva, olhando para o julgamento e percebendo a pedrada que foi, largou mão da estratégia puramente jurídica, aprofundou a estratégia política e excitou os seus seguidores, o seu rebanho. A reação posterior de Bolsonaro, sim, ela faz uma diferença e intensifica a busca pelos votos no Congresso [para a aprovação desse projeto]. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL
Bolsonaro teve passaporte apreendido
No ano passado, a Polícia Federal apreendeu os passaportes do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros nomes ligados a ele durante operação que investigava o grupo que tentou dar um golpe de Estado após as eleições.
Na ocasião, Moraes justificou a determinação para conter uma possível fuga do ex-presidente, segundo ele.
Em janeiro, os advogados de Bolsonaro chegaram a pedir ao STF a liberação do documento para que o político pudesse acompanhar a posse do presidente americano, Donald Trump, mas teve o pedido negado.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.