Aguirre: PF quer saber se Abin usou software para espionar brasileiros

Após reportagem do UOL revelar ação hacker contra integrantes do governo do Paraguai, a Polícia Federal quer saber agora se a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) também utilizou um software para espionar brasileiros, afirmou o colunista Aguirre Talento no UOL News, do Canal UOL.

Segundo Aguirre, a ação hacker contra autoridades do governo paraguaio tinha o objetivo de obter informações sigilosas sobre a negociação de tarifas da usina hidrelétrica de Itaipu. O planejamento da operação iniciou durante o governo Bolsonaro (PL), mas ela também foi executada com a autorização do atual diretor da Abin, Luiz Fernando Corrêa, sob o atual governo Lula (PT). A PF investiga o caso.

Essa investigação revelou ainda que a Abin tinha e operou um programa que é chamado Cobalt Strike, porque tudo começa a partir disso. A Polícia Federal descobre que a Abin, além do First Mile, que era um programa para monitorar os passos, saber onde as pessoas estavam, também tinha esse outro programa chamado Cobalt Strike.

Agora, a Polícia Federal está investigando se essa ferramenta também foi usada contra cidadãos brasileiros, o que seria um fato grave. Se a Abin tem uma ferramenta tão poderosa e que pode ser utilizada contra autoridades do exterior, quais são as garantias de que a agência não vá utilizá-la para espionar brasileiros? Aguirre Talento, colunista do UOL

O Cobalt Strike é um software usado para simular ataques de hackers e testar a segurança de sistemas. O programa também pode ser utilizado por hackers para outros fins, como espionagem, roubo de dados e instalação de malware.

A Polícia Federal buscou saber de que forma esse programa de invasão de computadores estava sendo usado pela Abin. Foi justamente em resposta a esses questionamentos que os agentes da Abin tiveram que confessar que esse programa, sim, foi usado pela Abin, mas negaram a sua utilização aqui no Brasil. [Disseram] que foi usado apenas aos dispositivos de informática de autoridades do governo do Paraguai. Aguirre Talento, colunista do UOL

Procurados, o diretor Luiz Fernando Corrêa e a assessoria de imprensa da Abin não se manifestaram. Em nota, o governo Lula disse que "a operação foi autorizada pelo governo anterior, em junho de 2022, e tornada sem efeito pelo diretor interino da Abin em 27 de março de 2023, tão logo a atual gestão tomou conhecimento do fato".

Josias: 'lei da reciprocidade não resolve problema com Trump'

No UOL News, o colunista Josias de Souza afirmou que o PL (Projeto de Lei) que impõe a reciprocidade de regras ambiental e comercial nas relações do Brasil com outros países, aprovada hoje pelo Senado, não resolve o problema imposto pelos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Então, pode ser que a lei [aprovada hoje] vire uma 'letra-morta'. E a gente deve torcer para que isso ocorra, porque a lei não resolve o problema. O que resolve o problema comercial é alguma sensatez que o Trump não tem e que o Brasil não precisa incorporar. Josias de Souza, colunista do UOL

O projeto de lei (2088/2023), relatado pela senadora Tereza Cristina (PP-MS), foi aprovado de forma terminativa, pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado Federal, como mostrou a reportagem do jornal Folha de S.Paulo. Isso significa que não há necessidade de ir ao plenário e que, agora, seguirá diretamente para a Câmara, para votação em regime de urgência.

A lei aprovada é um movimento de reação às taxas impostas pelo governo americano de Donald Trump aos produtos do Brasil, principalmente o aço: desde o mês passado, os Estados Unidos passaram a cobrar a taxa de importação de 25% sobre o aço e alumínio enviados pelo Brasil, Canadá e México.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Continua após a publicidade

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.