Anúncio de candidatura à Presidência de Felipe Neto era ação de marketing
Ler resumo da notícia

O anúncio de candidatura à Presidência da República feito pelo influenciador digital Felipe Neto ontem se tratava, na verdade, de uma ação de marketing.
O que aconteceu
O empresário divulgou novo vídeo hoje desmentindo a informação de que entraria na vida política. Felipe Neto divulgou a adaptação em áudio do livro "1984", do britânico George Orwell. A obra retrata um Estado totalitário fictício chamado Oceania. Nele, as informações são manipuladas e distorcidas para servir aos interesses do partido governante.
O influenciador já havia feito ontem referências à obra literária citando, por exemplo, o Ministério da Verdade. O empresário contou que criaria uma nova rede social, a Nova Fala, para entender as verdadeiras necessidades da população —o que também foi negado hoje. No livro, o ministério era responsável por distorcer as informações, e a língua censurada do regime era a novilíngua ("newspeak", também traduzida no Brasil como novafala").
Felipe Neto também afirmou que desejava ser um "irmão mais velho" para o Brasil. A obra "1984" tem como personagem principal o Grande Irmão, líder do regime totalitário narrado e conhecido como aquele que "observa a todos". Em inglês, "big brother" também tem o sentido de "irmão mais velho".
Hoje, o influenciador afirmou que escolheu falas autoritárias propositalmente, para chamar a atenção. "Se você acreditou ou, pior, se você gostou do que eu falei, talvez você precise ler um pouco mais. A literatura é uma arma que uma sociedade tem para enfrentar qualquer tipo de autoritarismo", disse.
Após esse período de profunda reflexão e estudos documentados no meu diário, que me acompanha desde o começo dessa jornada, eu anuncio a minha pré-candidatura à Presidência da República. E esse não é um gesto de vaidade, porque eu construí um legado financeiro e na comunicação que já me alimenta o estômago e o ego pro resto da vida
Felipe Neto, no vídeo de ontem
É óbvio que não vou me candidatar a coisa alguma. Espero que, do fundo do coração, vocês não tenham acreditado. Queria chamar atenção, tudo que falei naquele vídeo é o oposto do que acredito
Felipe Neto, no vídeo de hoje
Ligação com a política
Em fevereiro, o influenciador já havia dito que não tem pretensão de ser político. Felipe Neto afirmou que cumpriu seu papel, mas que não comentaria mais sobre política. "Para todas as pessoas que vão me cobrar, que vão ficar muito chateadas, eu preciso dizer que preciso voltar a focar em mim, na minha felicidade e no que eu amo fazer, que é produzir conteúdo", disse.
Nas eleições de 2022, o empresário declarou apoio publicamente à candidatura de Lula. Em abril do ano passado, em entrevista ao UOL, ele disse ter críticas ao governo Lula e que, se não houvesse um cenário polarizado, não votaria no petista novamente. "Mas, dentro desse cenário, seja lá quem eles devem colocar (Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro), eu faço o que for preciso para evitar que essa escória volte ao poder."
Felipe Neto já trocou farpas nas redes sociais com bolsonaristas. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) chamou o influenciador de "maior hipócrita, covarde e bunda-mole do Brasil" após ele anunciar que não comentaria mais sobre política.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.