Matais: Lula perdeu chance de cumprir palavra e demitir ministro denunciado
Ler resumo da notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu a oportunidade de mandar um recado para o país ao não tomar a iniciativa pela saída do ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), que decidiu pedir demissão após ser denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) sob acusação de corrupção passiva e outros crimes, afirmou a colunista Andreza Matais no UOL News, do Canal UOL.
Lula perdeu uma oportunidade de mandar recado para a sua equipe e para o país de que não aceita ministros que são denunciados por corrupção no seu governo. Andreza Matais, colunista do UOL
Os fatos investigados teriam ocorrido antes da de Juscelino para o posto de ministro, conforme revelou o colunista Aguirre Talento, do UOL. É a primeira acusação apresentada pela atual gestão do procurador-geral da República, Paulo Gonet, contra um integrante do primeiro escalão do governo Lula, que registra um histórico longo de suspeitas de corrupção nos outros dois mandatos.
Após a repercussão, o ministro decidiu pedir demissão do cargo, na tarde de hoje, em uma conversa com integrantes do seu partido, segundo apurou o jornal Folha de S.Paulo.
Então, houve todo um esforço do Palácio do Planalto para que o Juscelino pedisse demissão, evitando que o presidente tivesse que fazer esse serviço. Na minha avaliação, foi uma decisão ruim porque o presidente deveria ter cumprido a sua palavra. Andreza Matais, colunista do UOL
No ano passado, durante entrevista aos jornalistas Leonardo Sakamoto e Carla Araújo, do UOL, Lula foi questionado sobre a situação do ministro e prometeu, na ocasião, que o afastaria caso a denúncia contra ele fosse enviada pela PGR ao STF (Supremo Tribunal Federal).
Relembre a declaração de Lula ao UOL no vídeo abaixo:
PGR apontou propina em obras
Segundo a reportagem, a PGR indicou que, no exercício do cargo de deputado federal, Juscelino Filho enviou emendas parlamentares para a Prefeitura de Vitorino Freire (MA), que era comandada por sua irmã Luanna Rezende, e recebeu propina pelas obras executadas.
A denúncia foi enviada para o gabinete do ministro do STF Flávio Dino, relator do caso. Agora, cabe a ele intimar a defesa do ministro e dos demais acusados para apresentar uma resposta à acusação.
Procuradas pelo UOL, a assessoria e a defesa de Juscelino não se manifestaram. O espaço continua aberto. Após ser indiciado pela Polícia Federal em 2024, o ministro afirmou que sua inocência seria comprovada.
Landim: Trump está acuado e mudou o discurso ao encontrar rival à altura
No UOL News, a colunista Raquel Landim avaliou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está acuado e já mudou o seu discurso ao encontrar na China um rival à altura.
Trump precisa entender que está numa nova Guerra Fria e que encontrou um adversário à altura, contra o qual não vai ser fácil fazer bullying. Raquel Landim, colunista do UOL
Na terça, Trump anunciou um "tarifaço" global sobre impostos cobrados das importações, com outros produtos brasileiros sendo taxados em ao menos 10%. A data foi nomeada pelo republicano como o "dia de libertação". À China, os americanos aplicaram uma tarifa de 34%. Como resposta, o governo de Xi Jinping anunciou a mesma porcentagem sobre os produtos importados dos Estados Unidos.
Hoje, Trump reagiu e aplicou uma tarifa adicional de 50% em cima das taxas já impostas anteriormente ao país asiático. Com isso, os produtos chineses podem receber uma tarifa de até 104% para entrarem nos EUA. A sobretaxa entrará em vigor a partir da meia-noite de amanhã.
Assista ao comentário no vídeo abaixo:
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.