Ex-embaixador: Não cabe ao STF cobrar Espanha por extradição de Eustáquio

Alexandre de Moraes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), passou do ponto ao exigir explicações da embaixada da Espanha após ser negada a extradição de um influenciador bolsonarista, disse o ex-embaixador Rubens Barbosa em entrevista ao UOL News hoje.

Moraes suspendeu a extradição de um búlgaro preso a pedido do governo espanhol como uma resposta à negativa do país em extraditar o influenciador bolsonarista Oswaldo Eustáquio. O ministro do STF alegou que a Espanha desrespeitou o requisito de reciprocidade.

É um pouco demais. Essas notificações são feitas pelo Itamaraty. O Supremo deveria ter encaminhado esse pedido para o Itamaraty.

Essa é uma questão jurídica e não deve caminhar para a área diplomática. O fato de o Supremo ter interpelado o embaixador na Espanha não está dentro das regras. Dificilmente o embaixador espanhol responderá. Rubens Barbosa, ex-embaixador

Barbosa ressaltou que Moraes deveria ter procurado primeiro o Itamaraty, que serviria como um mediador para a questão, em vez de falar diretamente com a embaixada da Espanha.

O normal seria o ministro do Supremo pedir ao Itamaraty para comunicar ao embaixador da Espanha sobre as explicações. Quem deve julgar se deve ou não fazer [o encaminhamento do pedido] deve ser o Ministério das Relações Exteriores.

A comunicação entre o Supremo brasileiro e o espanhol é diferente. Em princípio, pelo que sabemos, não cabe ao Supremo interpelar o embaixador da Espanha. Rubens Barbosa, ex-embaixador

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.