Andreza: Lula precisa cobrar Lupi sobre possível prevaricação no INSS
Ler resumo da notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve cobrar explicações do ministro da Previdência, Carlos Lupi, sobre possível crime de prevaricação cometido em escândalo de desvio bilionário no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), analisou hoje a colunista Andreza Matais no UOL News, do Canal UOL.
Eu acho que cabe, sim, ao presidente Lula cobrar do ministro explicações sobre onde ele achou essas pessoas: de onde saíram? Como nomeou essas pessoas? Apresentaram currículos? Foi aberto um processo seletivo? E sobre a possível prevaricação envolvendo esse caso no Ministério da Previdência. Andreza Matais, colunista do UOL
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, pediu demissão após ter sido alvo da Operação Sem Desconto, que apura a cobrança irregular de R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024 —a ação começou na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL) e seguiu até o governo atual, do presidente Lula. Stefanutto foi indicado ao cargo pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Nesta terça (29), ao participar de reunião de comissão na Câmara dos Deputados, Lupi deu explicações sobre o escândalo, admitiu o erro ao contratar Stefanutto e afirmou que o oficializou no cargo por "simpatia, distinção e responsabilidade".
Para mim, essa frase o complica todo. Você não contrata ninguém, principalmente para carga executivo do INSS, por simpatia e responsabilidade. Imagina se for procurar um emprego e a pessoa que for analisar, o recrutador, disser: 'olha, eu te achei muito simpático, então, eu vou te contratar'. Todo mundo sabe que não é assim que se contrata para o governo.
Ele [Lupi] disse que não teve indicação de ninguém, que analisou o currículo e resolveu contratar essas pessoas. Não é assim que funciona. Ninguém está nos altos postas da administração pública sem ter um apadrinhamento político, sem ter vínculos, sem um 'dono'. Andreza Matais, colunista do UOL
O crime de prevaricação citado pela colunista do UOL está previsto no artigo 319 do Código Penal. Ele ocorre quando funcionários públicos dificultam, deixam de praticar ou atrasam obrigações de seus cargos para satisfazer interesses ou sentimentos pessoais.
Kotscho: Fisionomia de Lupi é confissão de culpa em escândalo do INSS
A fisionomia do ministro da Previdência, Carlos Lupi, é uma espécie de confissão de culpa no rombo bilionário ocorrido no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), disse o colunista Ricardo Kotscho no UOL News, do Canal UOL.
O Lupi parece completamente perdido e a fisionomia dele é uma confissão de culpa. Ricardo Kotscho, colunista do UOL
Assista ao comentário:
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.