OpiniãoPolítica

Tales: Insatisfeito com ministério, Lula optou por 'petista de carteirinha'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) colocou uma "petista de carteirinha" à frente do Ministério das Mulheres, que já não estava funcionando do jeito que o governo queria, afirmou o colunista Tales Faria no UOL News, do Canal UOL.

Agora está sendo colocada uma petista profissional, petista de carteirinha. Márcia Lopes foi candidata a vereadora em Londrina [no Paraná] e é ligada a Gleisi [Hoffmann]. Além disso, ela é irmã de quem já foi ministro da Casa Civil no governo Dilma e secretário particular do presidente, que era o Gilberto Carvalho, uma pessoa muito ligada ao presidente. Tales Faria, colunista do UOL

Após meses de especulação, Lula confirmou hoje a troca de Cida Gonçalves por Márcia Lopes no Ministério das Mulheres. Ele recebeu as duas no Planalto no início da tarde.

A queda de Cida era esperada desde o final do ano passado e foi acentuada após as denúncias de assédio moral, arquivadas em fevereiro pela CEP (Comissão de Ética da Presidência). A oficialização foi feita pela Secom (Secretaria de Comunicação) por meio de nota.

A nova ministra tem histórico no ativismo social, é filiada ao PT desde o início dos anos 1980 e compôs o segundo mandato de Lula, em 2010, como ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Então, o que ocorreu? O Lula colocou uma profissional. O partido dele está cuidando de manter a liderança que ele detém sobre o PT e, para isso, colocou, fez uma substituição numa área decisiva para 2026, que é o Ministério das Mulheres. Ter o partido dele de fato afinado com ele.

E a Cida não estava entregando, né? E essa falta de entregas comprometeu a permanência dela no cargo. É um ministério onde você tem que ser proativo, tem que saber transformar, primeiro saber fazer o marketing, criar situações em torno dele, muito mais do que dinheiro.

O caso do Ministério das Mulheres é ele arregimentar o eleitorado feminino. A questão é que a ministra era vista pelo Palácio do Planalto como parada, sem estrela. E essa ministra agora é uma ministra profissional da política. Tales Faria, colunista do UOL

Josias: 'Desejar 'vala' para Bolsonaro é burrice política'

No UOL News, o colunista Josias de Souza afirmou que a fala do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT-BA), na qual aparece em vídeo desejando a "vala" para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores, reforça a pobreza que assola a política brasileira.

Continua após a publicidade

A declaração do governador da Bahia apenas reforça a pobreza que assola a política brasileira nesse momento. Uma pobreza retórica que leva um governador de estado, um estado que não é um estado qualquer, a usar a imagem de uma retroescavadeira, recolhendo corpos e lançando numa vala.

Primeiro, uma burrice política, porque a demonização do Bolsonaro. Interessa pouco, porque ele está a caminho de uma condenação criminal no STF. Então tornou-se essa demonização um esporte inútil. E, segundo, o governador ataca eleitores que o Lula tenta seduzir. Josias de Souza, colunista do UOL

As declarações foram dadas na última sexta-feira (2) em América Dourada (427 km de Salvador), para uma plateia de apoiadores, deputados federas e prefeitos de municípios da região, conforme apuração feita pelo jornal Folha de S.Paulo. Na cidade, o governador entregou títulos de terra e inaugurou o Colégio Estadual Professora Nancy da Rocha Cardoso.

Na manhã de hoje, em visita às obras da reforma de um teatro em Salvador, Rodrigues minimizou as declarações e disse que elas foram tiradas de contexto.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Continua após a publicidade

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.