Maierovitch: Lula erra ao dizer que Janja tem liberdade em eventos oficiais
Ler resumo da notícia
O presidente Lula (PT) errou ao dizer que a primeira-dama Janja da Silva possui total liberdade em encontros oficiais com chefes de Estado, promovidos pelo Brasil, conforme analisou o professor e colunista Wálter Maierovitch no UOL News, do Canal UOL.
O Lula erra, pisa na bola, ao dizer que a primeira-dama tem toda a liberdade em encontros oficiais. Não é assim. Existe um protocolo, uma tradição diplomática, e essas falas [como a da Janja] são sempre balizadas pela oportunidade e conveniência. Wálter Maierovitch, colunista do UOL
Uma fala da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, causou constrangimento durante encontro entre o presidente Lula e o líder chinês, Xi Jinping, segundo apuração feita pelo jornal Folha de S.Paulo.
Ela teria comentado com sobre efeitos nocivos do TikTok, plataforma chinesa de vídeos curtos, que impactariam sobretudo crianças e mulheres. Ainda não está claro a quais efeitos a primeira-dama se referia. A intervenção de Janja gerou incômodo entre os chineses.
Hoje, Lula negou que Janja tenha cometido uma gafe durante jantar com o líder chinês e demonstrou irritação com o vazamento da conversa.
No Canal UOL, o professor disse que é preciso analisar em quais circunstâncias houve a intervenção de Janja.
Então, a gente tem que analisar sob o prisma do direito internacional, dos encontros entre chefes de Estado... sob o prisma da conveniência e da oportunidade. Era oportuna a intervenção da Janja? Ela foi chamada ou pediu a palavra? Esse é um ponto importante. Agora, se ela pediu a palavra, ela começa a extrapolar.
Mas o Lula volta a errar ao dizer que ela tem plena liberdade. Ninguém tem plena liberdade num encontro internacional. Existem a moderação, a oportunidade e a conveniência. Wálter Maierovitch, colunista do UOL
Para o professor, é necessário ainda entender como a China recebeu a fala de Janja.
Eu acho que a gente tem que analisar também como o presidente chinês recebeu essa fala. Porque, na realidade, ele pode ter recebido como uma crítica ao governo da China. Porque está em jogo a questão da liberdade, e a gente sabe que lá não existe isto. Então, tem todos esses complicadores. Wálter Maierovitch, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.