Tales: Lula pode se irritar, mas imprensa cumpriu papel sobre fala de Janja
Ler resumo da notícia
A imprensa exerceu seu papel ao abordar as declarações da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, sobre o TikTok na China, apesar de o presidente Lula (PT) se irritar com o vazamento desta informação, afirmou o colunista Tales Faria na edição de hoje do UOL News.
Segundo a jornalista Andreia Sadi, da GloboNews, ontem, durante jantar com Xi Jinping, presidente da China, Janja pediu a palavra para falar sobre os efeitos nocivos do TikTok e disse que a rede social chinesa favoreceria o avanço da extrema-direita no Brasil. Lula se mostrou incomodado com o vazamento da conversa.
Lula está irritado como o vazamento. Pode ficar irritado à vontade. A imprensa cumpriu o papel dela. Alguém deve ter ligado e conversado com uma fonte que está lá, que pode ser um parlamentar, ministro ou o que for.
Lula pode ficar irritado à vontade porque isso se repetirá várias vezes. Em toda viagem presidencial, há contato entre fontes que estão lá e repórteres. Ele tem que aceitar que a política é assim. Ele é um homem público e a imprensa vai atrás das informações. O risco de vazamento nesses encontros é grande. Tales Faria, colunista do UOL
Para Tales, a fala de Janja não tem potencial para prejudicar o governo Lula, uma vez que abordou um tema relevante e que precisa ser discutido.
Sinceramente, não vejo estrago. A explicação é de que Lula começou a falar no TikTok, e é importante que esse assunto seja tratado e o Congresso toque o processo de regulamentação das mídias digitais. É natural o presidente puxar esse tema com Xi Jinping, especialmente em um encontro reservado.
Também é natural a Janja falar de como o TikTok prejudica mulheres e crianças com alguns algoritmos dele. Há muito preconceito com a Janja. Já a critiquei antes, mas nesse caso não vejo nada demais. Tales Faria, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.