Topo

Defesa da anistia é para livrar a cúpula da tentativa de golpe, diz Gilmar

Do UOL, em São Paulo

15/05/2025 21h29

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), criticou hoje a possibilidade de anistia aos envolvidos na tentativa de golpe de Estado, em entrevista ao Poder e Mercado, do Canal UOL.

O que aconteceu

Sem citar nomes, Gilmar afirmou que a anistia seria para "cúpula do golpe". "A rigor, hoje se fala na anistia, na defesa do interesse da cúpula do sistema, da cúpula do golpe, não na defesa dessa gente que eventualmente participou."

As investigações, "para surpresa de muitos", chegaram a pessoas que planejaram golpe e assassinato, como o do presidente Lula (PT) e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), diz Gilmar. "Surpreendentemente, as pessoas descobrem que havia idosos e mães de filhos menores de 12 anos nas prisões, passando a defender não só a redução da pena, o que é legítimo, mas a própria anistia", falou.

Bolsonaro e mais sete denunciados pela trama golpista viraram réus no STF em março deste ano. Eles passaram a responder a uma ação penal pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

PGR afirma que ex-presidente sabia da existência e deu aval à chamada "minuta do golpe". O decreto trazia medidas para implementar um golpe de Estado no país e não permitir que o presidente Lula, vencedor da disputa de 2022, assumisse o cargo. Ainda segundo a PGR, Bolsonaro tinha conhecimento também do plano "Punhal Verde e Amarelo", para matar Lula, Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

O Poder e Mercado é exibido terças e quintas, às 20h, com apresentação de Raquel Landim e comentários de Mariana Barbosa e Graciliano Rocha. O programa de política e economia chega para conectar os grandes temas do Congresso Nacional a seus impactos no mercado financeiro e no dia a dia das pessoas.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa:

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Defesa da anistia é para livrar a cúpula da tentativa de golpe, diz Gilmar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política