Deputada do PSOL pede abertura de CPI da 'cracolândia' em São Paulo

A deputada estadual de São Paulo Ediane Maria (PSOL-SP) tenta instaurar uma CPI para investigar as gestões Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ricardo Nunes (MDB), após receber denúncias de deslocamento forçado de usuários de crack para cidades da região metropolitana de São Paulo.

O que aconteceu

Ediane tenta protocolar uma CPI para investigar mudanças na "cracolândia". A proposta visa investigar denúncias de que dependentes foram levados da capital para cidades como Guarulhos e Diadema.

CPI focará em truculência policial e "limpeza social". A parlamentar acusa a gestão Tarcísio de promover remoções violentas desde o anúncio da mudança do Palácio dos Bandeirantes para os Campos Elíseos, na região central.

São necessárias 32 assinaturas para instaurar a CPI. A comissão depende de apoio na Alesp, e o PSOL precisará de assinaturas de outros partidos para a instalação. "A CPI está em fase de coleta de assinaturas para ser encaminhada", explicou Ediane.

Novas "cracolândias" surgem em Guarulhos e Diadema, diz a deputada. Os prefeitos de Guarulhos e Diadema denunciaram ao longo da semana o aumento no número de pessoas usando drogas em via pública. Ediane afirma que o "sumiço" de usuários no centro da capital coincide com o crescimento de casos nesses municípios.

Nunes e Tarcísio fizeram operações conjuntas na região da "cracolândia". Na quarta-feira (14), o prefeito afirmou que ele e o governador fizeram um trabalho conjunto e conseguiram uma redução gradativa da concentração de usuários de crack na rua dos Protestantes.

"Não vou ser populista de anunciar que acabou", afirmou Nunes. Ele preferiu dizer que conseguiu avanços e que o combate às drogas é um trabalho constante de equipes de policiais, guardas, agentes de saúde e assistentes sociais.

Está havendo aumento de usuários em Guarulhos e Diadema no mesmo período em que a 'cracolândia' daqui 'sumiu'. Desde que Tarcísio anunciou a mudança do Palácio, há um movimento de limpeza social para incentivar a gentrificação.
Ediane Maria, deputada estadual de São Paulo pelo PSOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.