Janja recebe de Lula mesmo mérito cultural de membros de 'Ainda Estou Aqui'
Ler resumo da notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu na noite de hoje, no Rio, 126 honras públicas de mérito cultural a personalidades e entidades que impulsionam a cultura brasileira. No grau máximo de honraria, estavam a primeira-dama Janja da Silva, a atriz Fernanda Torres, o escritor Marcelo Rubens Paiva e o diretor Walter Salles.
O que aconteceu
Lula esteve na noite de hoje na reinauguração do Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro. O local também foi palco da entrega de Ordem do Mérito Cultural, feita pelo MinC a personalidades do país.
A Ordem do Mérito Cultural é a maior honraria pública do setor cultural brasileiro. O prêmio foi destinado a 112 pessoas e 14 instituições que contribuíram para o desenvolvimento da cultura no país.
Retomada este ano, a premiação estava suspensa desde 2019. Os homenageados foram reconhecidos em três diferentes graus: Grã-Cruz, para as maiores distinções; Comendador, para contribuições de destaque; e Cavaleiro, para contribuições relevantes em suas áreas.
Janja recebeu a homenagem Grã-Cruz. Nomes como Preta Gil (representada pelo pai, Gilberto Gil, no evento), Liniker e Odair José foram reconhecidos com os graus de Comendador e de Cavaleiro.
Por que Janja recebeu a homenagem? Segundo o Ministério da Cultura, a primeira-dama, além de "atuação destacada em causas sociais, direitos das mulheres e combate à fome", é "engajada na promoção da cultura e da participação popular".
Eunice Paiva, que inspirou o filme "Ainda Estou Aqui", vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, foi homenageada com um selo dos Correios, revelado no evento. Walter Salles, Marcelo Rubens Paiva e Fernanda Torres receberam o mesmo mérito de Janja.
O presidente afirmou que a democracia não será plena sem que todos e todas participem e tenham acesso à cultura do país. Entre os homenageados, Lula se dirigiu a Marcelo Rubens Paiva para dizer que a história narrada de Eunice Paiva "contou a história de tantas mulheres que não se deixaram vencer pela tirania"
Paes pede Rio como capital honorária. O prefeito Eduardo Paes (PSD) pediu ao presidente Lula, no mesmo evento, que a cidade do Rio de Janeiro se torne capital honorária do Brasil. "Presidente Lula, o senhor deve ter notado que na minha fala te atribuo tudo. Essa cidade tão especial, que se orgulha de ser a imagem do Brasil para o mundo, merece isso." Lula riu timidamente e, na sequência, aplaudiu o prefeito.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.